Notícias
15 junho 2007
Autonomia universitária
TJ paulista nega pedido contra decretos que geraram greve na USP
O desembargador Palma Bisson, do Tribunal de Justiça de São Paulo, negou o pedido de liminar em Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada pelo PSOL contra os decretos do governo paulista que criaram a Secretaria de Ensino Superior e que incluiu as universidades públicas de São Paulo no Siafem (Sistema de gerenciamento orçamentário).
Foram esses decretos que levaram estudantes a invadir a reitoria da USP no dia 3 de maio. Eles alegam que o governo restringiu a autonomia universitária com as medidas. Apesar do mandado de reintegração de posse obtido pela USP na Justiça, os estudantes não desocuparam a reitoria.
A gestão Serra afirmou que a Secretaria foi criada para valorizar as universidades e que o Siafem seria utilizado apenas para dar mais transparência aos gastos. A consideração foi confirmada pelo Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), formado pela USP, Unicamp e Unesp.
Serra chegou a reformular os decretos, a pedido dos reitores da Universidade de São Paulo, Universidade Estadual de Campinas e Unesp (Universidade Estadual Paulista), além do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
A intenção do governador com a medida foi esclarecer as “interpretações reiteradamente equivocadas acerca do alcance e aplicabilidade dos referidos decretos” e “eliminar os equívocos de interpretação, além de fixar o exato sentido dos referidos decretos”.
Na ADI, o PSOL repete os argumentos dos estudantes, segundo o qual os decretos violam a autonomia universitária.
Segundo o procurador-geral do Estado, Marcos Nusdeo, “a sólida orientação jurídica seguida pelo governo do Estado será mantida”.
Priscyla Costa é repórter da revista Consultor Jurídico
Revista Consultor Jurídico, 15 de junho de 2007
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 31/05/2007 Editado decreto para esclarecer regras a universidades
- 24/05/2007 Negado pedido para adiar reintegração de posse na USP
- 18/05/2007 Polícia é chamada para tirar alunos da USP da reitoria
- 17/05/2007 USP estuda usar força policial para desocupar prédio
- 16/05/2007 Justiça determina reintegração de reitoria da USP
- 15/05/2007 USP dá ultimato para que alunos desocupem a reitoria
- 14/05/2007 USP admite processar estudantes que invadiram reitoria
Comentários
Comentários de leitores: 4 comentários
Caro Lawyer: Concordo com você. Nós, o...
Cadê o Dr. Dallari, que havia afiançado a incon...
Dr. Neli, com todo respeito permita-me discorda...
Ver todos comentários
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 23/06/2007.