Judiciário não é melhor opção para quem quer ficar rico

29/07/2007 23:40Gui Rodrigues (Economista)É só aqui em Brasília que o salário inicial da ...
É só aqui em Brasília que o salário inicial da magistratura é de 20 mil reais? 20 mil é pouco? Eu não estou levantando a questão sobre se o salário é justo ou não, mas me parece, no mínimo, hipócrita sustentar que "O Judiciário não é opção para quem quer ficar rico" (último parágrafo). Outra questão: alguém insinuou que os integrantes do Quinto saídos da advocacia sacrificaram seus salários pela magistratura... Eu não tenho muita noção de salário, alguém pode confirmar isto?
27/07/2007 10:41Marcelo Augusto Pedromônico (Advogado Associado a Escritório - Empresarial)O Sr. Vitor Vilela (comentário abaixo) é assess...
O Sr. Vitor Vilela (comentário abaixo) é assessor de juiz em Minas Gerais. Eu não sabia que existia essa função...
23/07/2007 22:14Alochio (Advogado Sócio de Escritório - Administrativa)E Cinderella casou-se com o Príncipe Encantado ...
E Cinderella casou-se com o Príncipe Encantado ... The End.
23/07/2007 18:00Vitor Guglinski (Advogado Autônomo - Consumidor)Caros comentaristas, Com a devida "venia" às...
Caros comentaristas, Com a devida "venia" às respectivas manifestações, passo a inserir agora o meu comentário sobre o tema proposto. Inicio dizendo, sem o menor medo de errar, que o Judiciário é, de longe, o Poder mais moralizado de todos. Foi o primeiro a acabar com o nepotismo, enquanto tal prática continua no Executivo e no Legislativo. De fato, como registrado pelo articulista, não restam dúvidas de que os concursos públicos são rigorosos, exigindo do candidato o máximo de conhecimento, probidade e, acima de tudo vocação. É fato também de que padece das mesmas mazelas inerentes a qualquer atividade humana. Todavia, por ser um Poder moralizador, sofre cobranças mais severas da sociedade. O que percebo, na atual conjuntura, é que o Judiciário é o "novo Judas". O povo brasileiro não consegue viver sem algo ou alguém para vilipendiar, e ainda com a agravante de colocar todo mundo no mesmo balaio, como se todos os membros da sociedade fossem dotados de incontestável reputação ilibada, portanto donos de um direito inafastável de criticar os erros de outrem. As pessoas têm que ter em mente que, se de um lado há juízes que erram, que são corruptos, sem vocação alguma para o exercício da jurisdição, alheios aos problemas dos jurisdicionados, enfim, com as cargas negativas que mancham seu mister, de outro existem, e são a maioria, os juízes idealistas e solidários ao caos social; juízes que abdicam muitas vezes da própria saúde para solucionar o problema trazido à sua apreciação. Sacrificam o próprio sono em prol de uma sociedade efetivamente justa, inclusive enfrentando corajosamente a missão de julgar seus colegas de magistratura que cometem atos de improbidade. Por fim, caros amigos, lembremos que o aperfeiçoamento moral é um processo longo
23/07/2007 17:37Ermiro Neto (Estagiário)É verdade. Tudo isso é muito comum na Suiça,...
É verdade. Tudo isso é muito comum na Suiça, por aquele lado de lá. Gostaria de convidar Sua Exa. Dr. Luiz Guilherme Marques para conhecer as histórias do Judiciário baiano.
23/07/2007 17:06joao eugenio fernandes de oliveira (Advogado Sócio de Escritório)O juiz deve estar falando do judiciário da Noru...
O juiz deve estar falando do judiciário da Noruega. Só pode. Quem disse que os juízes devem demonstrar sua adequação moral, intelectual e psicológica frente à corregedoria? Depois do estágio probatório a maioria nunca mais pega um livro.
23/07/2007 16:18mcmartins (Advogado Autônomo - Civil)Concordo com o juiz ao dizer que apesar de ser ...
Concordo com o juiz ao dizer que apesar de ser otimo o salario, ninguem fica rico sendo funcionario publico. Porem, nao entendi uma parte de seu texto: "Quanto a alguns outros operadores do Direito é que se deve preocupar quanto a possíveis e nem sempre incomuns atos de corrupção." Gostaria de uma resposta mais clara do autor. A quem se refere? Quais outros operadores do direito? Espero que nao esteja se referindo aos Advogados.
23/07/2007 15:40ANTONINO (Funcionário público)Os meios jornalísticos tem quer aprender que a ...
Os meios jornalísticos tem quer aprender que a parte mais importante da introdução de um texto é o seu título. Portanto, o melhor título para o texto em tela seria: "JUÍZES CARAS-DE-PAU INFORMAM: JUDICIÁRIO NÃO É A MELHOR OPÇÃO PARA QUEM QUER FICAR RICO OU SE VALER DO CORPORATIVISMO OU DA CORRUPÇÃO".
23/07/2007 15:39Lisiane Valéria Linhares Schmidel (Advogado Autônomo)No tocante ao comentário feito pelo colega "Jun...
No tocante ao comentário feito pelo colega "Junior" de Maringá, tenho que dizer que o nobre colega não sabe o esforço que é militar na advocacia, e quanto estudo exige para se atuar dignamente na profissão, sendo que o Quinto Constitucional, existe justamente para reconhecer profissionais sérios e grande conhecimento no exercício da advocacia, e acho que como advogado, que o nobre colega não se sente futuramente digno do Quinto Constitucional é uma pena...quanto aos membros do MP, estes já se submeteram a concurso público...
23/07/2007 15:34Lisiane Valéria Linhares Schmidel (Advogado Autônomo)Até concordo com a defesa feita pelo ilustre ju...
Até concordo com a defesa feita pelo ilustre jurista. Contudo, dizer que atualmente optar pela carreira pública, mais especificamente, a magistratura, seja ideologia, tenho de discordar veemente. Conheço muitos, muitos colegas interessados em igressar na carreira, mas conto nos dedos aqueles que a querem por ideologia, pois a maioria busca apenas um bom salário ao fim do mes, destaque na sociedade, e privilégios da categoria...o que aliás, faz com que tenhamos uma nova leva de magistrados sem a menor noção de realidade, e muito menos ainda, compromisso social...
23/07/2007 15:12Roselane (Advogado Autônomo - Família)Que artigo horrível! 1) Quem é que fica rico n...
Que artigo horrível! 1) Quem é que fica rico nesse país, trabalhando honestamente? 2)Ora, a maioria que presta concurso público, procura a estabilidade financeira e não uma ideologia. E estão corretos, conforme foi até matéria de uma revista renomada.
23/07/2007 15:08Lucas (Advogado Autônomo)Concordo com Dr. Juarez abaixo. Existem sim ...
Concordo com Dr. Juarez abaixo. Existem sim muitos juízes honestos e trabalhadores, mas existem também muitos que não se dão sequer ao trabalho de ler as peças processuais, deixam decisões prontas para casos que entendem ser similares ao primeiro parárafo de leitura, se arvoram no extremo formalismo prejudicando sobremaneira as partes, a lista é interminável. Além da corrupção propriamente dita, alguns (eu disse ALGUNS) juízes tem corrompidos seus princípios morais e éticos. Por outro lado, conheço muitos juízes dignos de reverência e admiração. O que não posso concordar é com este artigo, que diz serem os magistrados quase que imunes à corrupção! E para completar, ainda diz que não há corporativismo na classe...(!!!) Como disse o Dr. Juarez, entendo que há certa infantilidade e ingenuidade no artigo.
23/07/2007 14:07Ruberval, de Apiacás, MT (Engenheiro)Sobre o Quinto Constitucional, trata-se de uma ...
Sobre o Quinto Constitucional, trata-se de uma aberração. É entrar pela porta do fundo. Quem quer ser juiz que vá concorrer com os milhares que lutam e se sacrificam - dia e noite - para um dia ser também.
23/07/2007 12:53Juarez Araujo Pavão (Delegado de Polícia Federal)O autor desse artigo me fez lembrar de alunos d...
O autor desse artigo me fez lembrar de alunos do preimeiro ano dos cursos de direito. Neste caso, há uma excessiva dose de infantilidade, que deixa dúvidas. quanto à possibilidade do autor ainda atingir uma maturidade razoável n a vida. Sugiro maiores reflexões para evitar o ridículo.
23/07/2007 12:52Juarez Araujo Pavão (Delegado de Polícia Federal)O autor desse artigo me fez lembrar de alunos d...
O autor desse artigo me fez lembrar de alunos do preimeiro ano dos cursos de direito. Neste caso, há uma excessiva dose de infantilidade, que deixa dúvidas. quanto à possibilidade do autor ainda atingir uma maturidade razoável n a vida. Sugiro maiores reflexões para evitar o ridículo.
23/07/2007 12:51Juarez Araujo Pavão (Delegado de Polícia Federal)O autor desse artigo me fez lembrar de alunos d...
O autor desse artigo me fez lembrar de alunos do preimeiro ano dos cursos de direito. Neste caso, há uma excessiva dose de infantilidade, que deixa dúvidas. quanto à possibilidade do autor ainda atingir uma maturidade razoável n a vida. Sugiro maiores reflexões para evitar o ridículo.
23/07/2007 12:01Marcelo Augusto Pedromônico (Advogado Associado a Escritório - Empresarial)O artigo é péssimo, especialmente no que diz re...
O artigo é péssimo, especialmente no que diz respeito à exposição das idéias. A profissão de magistrado não se diferencia de quaisquer das outras profissões existentes, e muito menos é diferente o juiz de qualquer outro ser humano. Tal diferenciação é uma pretensão do autor do artigo, bastante equivocada e subjetiva, que não deve refletir, sequer, o pensamentos de seus próprios colegas. Enfim, um artigo escrito de maneira juvenil, que não contribui de qualquer forma para o enriquecimento do conhecimento humano e das relações entre advogados e magistrados.
23/07/2007 10:41Luismar (Bacharel)Escreve o autor: "O Judiciário não é opção para...
Escreve o autor: "O Judiciário não é opção para quem quer ficar rico". Parece que acrescentaram indevidamente um "melhor" no subtítulo.
23/07/2007 10:26Michael Crichton (Médico)De fato, as pessoas leigas não fazem idéia do r...
De fato, as pessoas leigas não fazem idéia do regime rigoroso a que estamos submetidos. Um advogado pode escrever o que quiser, sobre o que quiser. Eu não posso. O que eu escrever será guardado ad aeternum nos bancos de dados digitais e, daqui a 50 anos, pode ser usado contra mim. Não posso votar para presidente do meu tribunal, mas o advogado vota para eleger o presidente da OAB. Não podemos votar, mas, como juízes eleitorais, presidimos o processo eleitoral de mais de cem milhões de brasileiros. Em audiências, mal podemos tentar acordo. Logo alguém brada que é prejulgamento. Não podemos lançar suspeitas no ar, como feito aqui sobre a magistratura mineira. Se lançamos suspeitas dessa forma somos obrigados a apresentar provas. Mesmo assim, não há dúvidas que surgirão processos administrativos, cíveis e criminais. O leigo não tem a menor idéia disso. E quem poderia ajudar a esclarecer nada faz, pouco faz ou, pior, agrava as percepções incorretas.
23/07/2007 10:06José Carlos Portella Jr (Advogado Autônomo - Criminal)É, tudo indica que esse artigo não se refere à ...
É, tudo indica que esse artigo não se refere à magistratura nacional, ou o articulista se refere somente a seus pares de MG (talvez lá o Judiciário seja o paraíso na Terra). Fiscalização rigorosa e contínua? Ausência de corrupção? Exoneração? Inexistência de corporativismo? Realmente não é sobre a magistratura nacional, muito menos a do Paraná, isso eu asseguro.

Comentários encerrados em 31/07/2007

A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.