Banda larga

Brasileiro é quem navega mais tempo na internet

Autor

24 de janeiro de 2007, 15h21

O tempo de navegação residencial do brasileiro na internet continua a crescer. Segundo o Ibope, em dezembro de 2006, o tempo médio de conexão chegou a 21h39min por pessoa, 8% mais que em novembro. Entre dez países pesquisados com a mesma metodologia, o Brasil ficou em primeiro.

Os mais próximos foram a França, com 18h41min, os Estados Unidos, com 18h05min, a Austrália, com 17h41min, e o Japão, com 17h40min. “Foi o oitavo mês seguido em que o tempo por usuário residencial no Brasil ficou acima das 20h mensais e a primeira vez que passou das 21h”, informou José Calazans, analista de internet do Ibope.

O total de usuários ativos de internet residencial chegou ao patamar de 14,4 milhões de pessoas, 18% maior que dezembro de 2005. Entre as categorias que mais cresceram em tempo de navegação em relação ao mês anterior está o comércio eletrônico, que aumentou em 23%. O tempo médio passou de 31min em novembro para 37min mensais.

O número de usuários únicos residenciais de comércio eletrônico subiu ainda 3% sobre novembro, 14% sobre outubro e 23% sobre dezembro de 2005. Atingiu, assim, 8,2 milhões de compradores, o que equivale a 56,7% do total de usuários ativos.

A audiência de outros sites relacionados com e-commerce também aumentou. Os de telefonia móvel, por exemplo, superaram os 4 milhões de usuários únicos. Os sites de viagens e turismo chegaram a ter 3,5 milhões de usuários.

Segundo Calazans, os dados mostram que os usuários acessam a internet cada vez mais para necessidades como compras, lazer e comunicação. Os principais interesses continuam sendo buscadores, portais e comunidades, com mais de 13 milhões de usuários únicos por mês, e Comunicadores de Mensagens Instantâneas, com tempo de uso acima das 5h mensais por pessoa.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!