Segurança pública

Tribunais terão varas especializadas em crime organizado

Autor

21 de janeiro de 2007, 11h50

Os presidentes de todos os Tribunais de Justiça do país decidiram criar varas especializadas no combate ao crime organizado. O assunto foi discutido durante o 73º Encontro do Colégio Permanente de Presidente de Tribunais de Justiça, que terminou nesta sábado (20/1). A proposta de especialização das varas partiu do ministro Gilson Dipp, do Superior Tribunal de Justiça. As informações são da Agência Brasil.

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Sergio Cavalieri, explicou que não serão criadas novas varas. Segundo ele, a idéia é fazer com que as já existentes passem por um processo de especialização, com treinamento de juízes para atuar contra quadrilha de traficantes de drogas e armas, lavagem de dinheiro e roubo de cargas.

“Foi o caminho que nós encontramos para darmos a nossa colaboração à segurança pública, a fim de julgarmos esses processos com maior agilidade e rapidez”, disse Cavalieri. Segundo ele, essas varas podem começar a funcionar já em 2007, pois não dependem de dinheiro extra nem de tramitação complicada.

O presidente eleito do Tribunal de Justiça fluminense, desembargador Murta Ribeiro, que toma posse no dia 1º de fevereiro, disse que apóia a iniciativa e pretende começar a especialização o mais rapidamente possível. “O crime organizado já está superando os instrumentos das polícias locais e precisávamos de uma ação coordenada, pois essa investigação é muito mais difícil”, afirmou.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!