Notícias
16 janeiro 2007
Méier e Madureira
Justiça Estadual do Rio de Janeiro ganha dois novos fóruns
A Justiça Estadual do Rio de Janeiro vai ganhar novos prédios, na zona norte: Fórum Regional do Méier e Fórum Regional de Madureira. Essa é uma área de grande demanda processual, cerca de 100 mil ações. A cerimônia de inauguração acontece, nesta terça-feira (16/1), com a presença do desembargador Sérgio Cavalieri Filho, do corregedor-geral Luiz Zveiter e o novo governador do estado Sérgio Cabral Filho (PMDB).
O Fórum do Méier fica na Rua Aristides Cairo, nº 53. Ele tem área construída de 14,6 mil metros quadrados, que custaram R$ 21 milhões ao Tribunal de Justiça fluminense. No prédio, funcionarão as atuais quatro Varas Cíveis e mais três que serão instaladas no dia da inauguração, junto com a 4ª e a 5ª Varas de Família.
O edifício tem carceragem, cantina, salas para a Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público, Defensoria Pública, Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro e para cursos da Escola de Administração Judiciária. Para o local, também serão transferidos os Juizados Especiais Cível e Criminal. Ao final de 2006, o Fórum Regional do Méier registrou 46,3 mil processos em seu acervo, sendo cerca de 9 mil no Juizado Especial Cível.
O Fórum Regional de Madureira fica na Avenida Ernani Cardoso, nº 152. Nele, o TJ-RJ investiu cerca de R$ 16 milhões. Na ocasião, serão inauguradas as 4ª, 5ª e 6ª Varas Cíveis, além das 3ª e 4ª Varas de Família e de uma Vara da Infância, da Juventude e do Idoso.
No primeiro andar, serão instalados as salas da Defensoria Pública, do Ministério Público, Cartórios do Distribuidor, Partidor, Contador e os Juizados Especiais Cível e Criminal. No segundo pavimento ficarão as Varas de Família e as Varas Criminais. O terceiro andar será para a área de expansão, em caso de aumento da demanda. O Fórum Regional de Madureira, no ano passado, registrou um total de 45,7 mil ações em andamento.
Revista Consultor Jurídico, 16 de janeiro de 2007
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 10/01/2007 Cartorário responderá por cobrar para agilizar serviço
- 18/12/2006 Desembargadores do TJ do Rio elegem novo presidente
- 05/08/2006 Advogados do Rio podem retirar processos de cartório
- 05/08/2006 Rio tira das paredes alerta sobre desrespeito a servidor
- 20/07/2006 Luiz Zveiter é eleito corregedor-geral do TJ do Rio
- 06/07/2006 TJ-RJ elegerá mais um desembargador para Órgão Especial
- 15/06/2006 Tentativas de modernização rendem desafetos ao CNJ
- 05/04/2006 Leia decisão de Joaquim Barbosa sobre Órgão Especial
- 08/12/2005 Justiça do Rio de Janeiro não terá recesso forense
- 22/10/2005 Caso Zveiter pode mudar Tribunais Desportivos
Comentários
Comentários de leitores: 1 comentário
"O Fórum do Méier fica na Rua Aristides Cairo.....
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 24/01/2007.