Conexão sem fio

Nokia, Samsung e Panasonic são acusadas de violar patente

Autor

4 de janeiro de 2007, 6h01

As fabricantes de aparelho celular Nokia, Samsung e Panasonic estão sendo acusadas de violar a patente da tecnologia de conexão sem fio Bluetooth. A Fundação de Pesquisa de Washington, organização sem fins lucrativos que incentiva universidades estaduais de Washington e institutos de pesquisa a comercializar tecnologias, entrou com ação contra as empresas na Corte do Distrito de Washington, nos Estados Unidos. As informações são do site IDG Now!.

A fundação alega que pelo menos uma de suas patentes em radiofreqüência é usada no padrão. A patente em questão foi registrada em agosto de 2003 e concedida em 3 de outubro de 2006. A primeira especificação do Bluetooth foi aprovada em 1998, mas mudanças foram feitas desde então.

A organização pede que a corte proíba as empresas de importar ou vender produtos com Bluetooth nos Estados Unidos e também pede indenização pela infração da patente.

A ação surpreendeu membros do Bluetooth Special Interest Group (SIG), que foi criado para controlar e proteger a tecnologia por trás do padrão. As mais de 6 mil empresas participantes concordam em licenciar suas patentes às demais sem custos, segundo Anders Edlund, diretor de marketing do Bluetooth SIG.

O grupo também faz investigações legais para garantir que as empresas possam criar produtos com Bluetooth sem infringir patentes. “Parece ter funcionado até o momento, portanto esse processo é uma surpresa”, disse ele.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!