Falta de lei

Falta de lei faz TST não considerar corte de cana insalubre

Autor

28 de fevereiro de 2007, 10h57

Se falta lei, um tipo de trabalho não pode ser considerado insalubre. O entendimento é da 2ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, que não considerou o corte de cana como trabalho insalubre por falta de lei sobre o tema. Os ministros negaram o recurso de um bóia-fria que trabalhava em um canavial.

O relator, ministro Vantuil Abdala, esclareceu que a lei exige, para a concessão desse adicional, que a atividade tida como insalubre esteja classificada na relação oficial elaborada pelo Ministério do Trabalho (NR-15). Não basta a simples constatação por laudo pericial.

O voto de Vantuil Abala segue a Orientação Jurisprudencial 173 da Seção de Dissídios Individuais 1 do TST. Segundo a regra, se não há previsão legal, trabalhador não tem direito ao adicional.

A ação foi proposta por um ex-empregado contra as empresas Agropecuária Cascavel e Agrícola Fronteira. Segundo o processo, ele foi contratado em janeiro de 1992 para trabalhar no plantio e colheita da cana-de-açúcar, com salário de CR$ 2.343,73 por dia, entre 7h e 17h, de segunda a sábado. O bóia-fria contou que trabalhava pelo menos três domingos por mês, sem folga compensatória, e em feriados. Foi demitido sem justa causa em dezembro de 2000. Entre 1992 e 2000, foi dispensado e recontratado três vezes.

Em fevereiro de 2001, ajuizou reclamação trabalhista. Pediu o reconhecimento da unicidade contratual, horas extras e adicional de insalubridade. Alegou que seu trabalho era feito de sol a sol, com exposição a forte radiação solar, umidade, calor, poeira e ruído.

A empresa, para se defender, alegou a prescrição do direito de ação em relação aos três primeiros contratos de trabalho. Ainda disse que não havia verbas a serem pagas ao empregado porque todo o acerto foi feito da data da demissão, com homologação no sindicato.

O perito designado concluiu que o trabalho desenvolvido pelo rurícola era considerado insalubre, em grau médio, exceto nos dias chuvosos e nebulosos. Atestou, também, que os equipamentos de proteção individual fornecidos pela empresa não eram suficientes para neutralizar os efeitos nocivos dos raios solares.

A primeira instância concedeu ao empregado somente as horas. O empregado recorreu da decisão. O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas, São Paulo) reformou a sentença. Reconheceu a unicidade contratual e concedeu o adicional sob o argumento de que “a insalubridade por exposição ao calor excessivo é definida pela legislação em função do tempo de exposição ao agente nocivo, levando em conta ainda o tipo de atividade desenvolvida pelo empregado no curso de sua jornada de trabalho, observados os limites de tolerância, as taxas de metabolismo e respectivos tempos de exposição, tais como definidos pela Portaria 3.214/78, NR 15, Anexo 3”.

Foi a vez de a empresa apelar. No TST, sustentou ofensa aos artigos 190 e 195 da CLT. Argumentou que a lei estabelece o pagamento do adicional mediante apuração pericial, desde que o trabalho desenvolvido pelo empregado esteja previsto no quadro das atividades e operações insalubres editado pelo Ministério do Trabalho, o que não é o caso do trabalho rural. O ministro Vantuil Abdala acatou a alegação da empresa.

RR-183/2001-120-15-00.3

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!