Crimes juvenis

Tony Blair também quer leis mais severas contra o crime

Autor

19 de fevereiro de 2007, 12h40

Certas coisas que acontecem no Brasil, não acontecem só no Brasil. O primeiro ministro inglês Tony Blair promete endurecer a legislação penal de seu país para enfrentar a criminalidade entre menores de idade. Lá como cá, a proposta decorre de uma seqüência de crimes envolvendo menores.

Em entrevista ao programa Sunday AM da BBC, Blair prometeu que vai propor que a pena de 5 anos de prisão para o porte ilegal de armas seja estendida para os maiores de 17 anos. A lei atual prevê este tipo de pena somente para os maiores de 21 anos.

Nos últimos 15 dias, três adolescentes foram assassinados a tiros em Londres, cassando grande comoção popular. O caso mais dramático foi o da morte de Billy Cox, 15 anos, filho de pai inglês e mãe Tailandesa, executado a tiros por estranhos em sua casa, diante de sua irmã de 13 anos. Elizabeth, de 13 anos, ganhou notoriedade por ter sido selecionada para estudar na exclusivíssima escola do Royal Ballet.

Dias antes foram assassinados em Londres Michael Dosummu, 15 anos, possivelmente confundido com outro garoto, já que não tinha ligações com as quadrilhas de menores infratores ou de tráfico de drogas, e André Smartt-Ford, de 16.

Segundo reportagem do jornal espanhol El País, morrem 49 pessoas assassinadas por arma de fogo na Inglaterra, por ano, um terço delas, em Londres. O número de feridos a tiros chegou a 3.360 em 2005. As estatísticas são relativamente baixas, mas deixam os ingleses preocupados. O debate por lá também gira entre os que defendem uma legislação penal mais severa e os que acreditam que a aplicação mais rigorosa das leis existentes seja suficiente para conter a criminaliddade.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!