Notícias
15 fevereiro 2007
Tiro de aviso
PF cruza os braços por uma hora e ameaça fazer greve
Cerca de 13 mil filiados da Federação Nacional dos Policiais Federais, a Fenapef, cruzaram os braços por uma hora na manhã desta quinta-feira (15/2), em protesto contra o que chamam de “descaso do governo federal”. Marcos Vinício Wink, presidente da Fenapef, adiantou à revista Consultor Jurídico que se o governo não voltar à mesa de negociações salariais, uma greve geral começará na PF “provavelmente na segunda quinzena de março”.
Wink explica que a mobilização foi decida pelos policiais no último dia 7 de março durante um encontro de sindicatos de policiais federais ocorrido em Brasília.
Os policiais protestam contra o anteprojeto de lei Orgânica da Polícia Federal elaborado pelo Ministério da Justiça. O texto, por exemplo, acaba com as carreiras de papiloscopista e Escrivão da PF e, segundo Wink, “não toca em questões cruciais como é o caso da progressão funcional dentro do órgão”.
Os policiais federais também cobram que o governo “cumpra o compromisso assumido no ano passado quando da negociação da recomposição salarial da categoria. Até o momento apenas uma, das duas parcelas da recomposição acordadas com o governo, foi repassada aos policiais”.
Mesmo com a decretação do estado de greve, os policiais devem seguir as negociações com o governo federal. “O governo nos prometeu dois reajustes salariais de 30%. No primeiro, poucos chegaram a um reajuste de 20%. A maioria teve apenas 5%. Cortaram nossas gratificações. Dois ministros, da Justiça, Marcio Thomaz Bastos, e do Planejamento, Paulo Bernardo, assinaram documento se comprometendo a voltar às negociações agora e janeiro. Mas sumiram do mapa. Nossa paralisação de hoje foi um aviso. Estamos na iminência de greve”, explica Wink.
Claudio Julio Tognolli é repórter especial da revista Consultor Jurídico
Revista Consultor Jurídico, 15 de fevereiro de 2007
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 14/02/2007 Polícia Federal ameaça começar greve nesta quinta
- 30/08/2006 Fenapef consegue reintegração de pilotos após greve
- 20/06/2006 PF tenta acordo com ministro antes de greve de 24 horas
- 08/06/2006 Polícia Federal pode entrar em greve em 15 de junho
- 11/04/2006 Policiais federais pressionam Ministro da Justiça
- 08/02/2006 Policiais federais e delegados não farão paralisação
- 08/11/2005 Paralisação de delegados da PF atinge cinco estados
- 08/11/2005 Delegados e servidores da PF param nesta terça-feira
Comentários
Comentários de leitores: 1 comentário
...ministro, vamos negociar, pois o país não po...
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 23/02/2007.