Julgamento americano

Acusado de matar criança nos EUA poderá pegar pena de morte

Autor

13 de fevereiro de 2007, 15h50

Começou na segunda-feira (12/2), em Miami, a seleção dos jurados para o julgamento de John Evander Couey, 48 anos. Há dois anos, ele seqüestrou, estuprou e assassinou a menina Jéssica Lunsford. As informações são do site Findlaw.

O caso funcionou nos Estados Unidos como um paradigma sobre a punição de acusados. Houve a revisão de leis criminais na Flórida e em outros 18 estados. Agora, John Evander Couey pode encarar a pena de morte. O caso também serviu para que o Departamento de Justiça criasse um banco de dados nacional sobre agressores de crianças.

Nos Estados Unidos, o caso Lunsford, como é conhecido, teve impacto semelhante ao da morte do garoto João Hélio Fernandes Vieites, 6 anos, no Rio de Janeiro, embora os crimes sejam diferentes. O menino foi arrastado por quase sete quilômetros após ter ficado preso ao cinto de segurança do carro de sua mãe, na semana passada, durante um assalto. Dos cinco acusados de ligação com o crime, um tem 16 anos.

Jessica, que cursava a terceira série primária, foi seqüestrada de seu quarto na pequena cidade de Homasassa, na Flórida. Seu corpo foi encontrado três semanas mais tarde, em 19 de março de 2005, dentro de sacos de lixo, atrás de um trailer. Ela estava com seu brinquedo, um golfinho de pano, ainda nos dedos. As mãos estavam atadas com o fio de uma caixa de som. Ela morreu de asfixia.

John Evander Couey já havia cometido crimes contra crianças em 1978 e 1991. Mas foi difícil encontrá-lo porque havia se mudado, sem avisar as autoridades. Por isso, agora, o Departamento de Justiça quer um banco de dados com oficiais de justiça acompanhando semanalmente informações pessoais daqueles que já cometeram crimes contra crianças.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!