Notícias
8 fevereiro 2007
Fim de jogo
Técnico espanhol é absolvido de ofensas racistas a atacante
O técnico da seleção espanhola de futebol, Luis Aragonés, foi absolvido na terça-feira (6/2) da acusação de racismo por comentários feitos sobre o atacante francês Thierry Henry. O atacante é aquele que fez o gol no Brasil. “O tribunal aceitou recurso interposto contra resolução do Comitê Espanhol de Disciplina Desportiva. A resolução foi declarada ilegal e contrária ao direito”, afirmou comunicado da Real Federação Espanhola de Futebol, sobre decisão do Tribunal Central número 5 de Madri.
Em outubro de 2004, Aragonés foi flagrado comentando com o atacante Jose Antonio Reyes, então jogador do Arsenal, que ele era melhor do que seu companheiro de equipe, referindo-se a Henry como “negro de mierda”.
"A RFEF espera que se levem a cabo todas as atuações possíveis para restaurar o bom nome do nosso treinador nacional e dos comitês das RFEF”, diz o comunicado.
A federação espanhola já havia condenado o técnico a pagar uma multa de 3 mil euros (cerca de R$ 8,7 mil) por considerar seu comportamento “contrário a boa ordem do esporte”. A entidade não disse se ele pagou ou terá que pagar ainda a multa.
“Meu advogado me contou hoje (terça) de manhã”, revelou o treinador Aragonés. “Eu tive que apelar à primeira decisão porque não fiz nenhuma ofensa, diferentemente do que se diz por aí. Isso era uma mancha na minha reputação”, prosseguiu.
Quando o escândalo estourou, o treinador se desculpou depois das numerosas críticas, dizendo que não pretendia ofender ninguém e que sua consciência estava limpa.
A controvérsia aumentou depois que ele fez uma enérgica defesa de suas declarações. No mês seguinte ao fato, o Espanha jogou contra a Inglaterra em Madri. A torcida espanhola disparou vários insultos racistas aos jogadores negros ingleses.
A decisão tomada é definitiva. Nenhuma das partes envolvidas pode recorrer.
Revista Consultor Jurídico, 8 de fevereiro de 2007
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 27/12/2006 Comissários americanos responderão por crime de racismo
- 01/12/2006 Editor de livros é condenado por discriminação racial
- 26/10/2006 Juiz concede liberdade a presos por racismo em São Paulo
- 12/07/2006 Cliente é condenado por ofensa racista contra vigilante
- 21/10/2005 Piada divide imprensa e pode virar inquérito no Piauí
- 18/08/2005 Racismo é violação que atinge todos campos da vida
- 12/08/2005 Parmalat tem de indenizar empregado chamado de chipanzé
Comentários
Comentários de leitores: 0 comentários
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 16/02/2007.