NotÃcias
12 dezembro 2007
Diploma gratuito
Liminar para expedição gratuita de diploma atinge cinco faculdades
Seguindo a campanha contra a cobrança de taxa de expedição de diplomas por Universidades, a Justiça Federal concedeu na segunda-feira (10/12) liminar em que obriga cinco faculdades da região de Guaratinguetá a acabarem com as cobranças dos documentos. O MPF entrou com uma Ação Civil Pública, no último dia 7 de dezembro.
As instituições que estão proibidas de cobrar pelo diploma são as seguintes: Faculdades Nogueira da Gama, Centro Universitário Salesiano de São Paulo (unidade de Lorena), Faculdades Integradas Tereza D'Avila (Fatea), Faculdades Integradas de Cruzeiro (FIC) e Escola Superior de Cruzeiro (ESC).
No mérito da ação, o MPF pediu também que as faculdades sejam condenadas a devolver, em dobro, os valores cobrados dos alunos. Consta também da ação que a União seja obrigada a fiscalizar as instituições citadas. O processo está baseado em normas gerais da educação nacional, como a Resolução 03/89, do antigo Conselho Federal de Educação, que determina que custos de documentos como diploma e certificados estão incluÃdos na mensalidade.
Com mais essa ação, o MPF conta com 16 decisões liminares, em oito diferentes cidades de São Paulo. As ações compreendem faculdades de Bauru, São Carlos, Ribeirão Preto, Guarulhos, Jaú, Santos e Guaratinguetá e capital e proÃbem 89 instituições de ensino privadas de cobrar a taxa do diploma.
Revista Consultor JurÃdico, 12 de dezembro de 2007
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 11/12/2007 MPF move ação contra nove faculdades de Piracicaba
- 08/12/2007 MPF continua campanha para acabar com taxa de diploma
- 04/12/2007 MPF entra com mais uma ação contra taxa de diploma
- 01/12/2007 Justiça proÃbe 11 faculdades de cobrar por diploma
- 30/11/2007 Diploma em faculdades de Ribeirão Preto não será pago
- 28/11/2007 MPF de Santos questiona taxa de diploma em faculdades
- 23/11/2007 MPF move mais ações para acabar com taxa do diploma
Comentários
Comentários de leitores: 1 comentário
Não entendo como não conseguem diluir 100 reais...
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 20/12/2007.