Invasão de domicílio

Alberto Fujimori é condenado a seis anos de prisão

Autor

11 de dezembro de 2007, 20h23

O ex-presidente peruano Alberto Fujimori foi condenado na tarde desta terça-feira (11/12) a seis anos de prisão, por invasão do domicílio da esposa de seu ex-chefe de espionagem Vladimiro Montesinos, durante seu mandato.

O veredicto foi proferido por um tribunal especial da Corte Suprema do Peru. Ele também terá que pagar uma multa no valor de 400 mil soles peruanos (R$ 253 mil). A informação é de agências de notícias.

Antes de ouvir a sentença, ele passou por exames médicos. Na segunda-feira, Fujimori, 69 anos, sofreu uma crise de hipertensão, depois de clamar aos gritos sua inocência no julgamento por violações de direitos humanos, que ficou suspenso até quarta-feira.

Na Justiça peruana, sentença não pode ser lida se o réu não estiver presente. Fujimori apelou imediatamente da sentença.

Em 2000 Fujimori determinou que agentes invadissem a casa de Trinidad Becerra, esposa de Montesinos, supostamente para localizar e recolher vídeos com provas de casos de corrupção.

Ele ainda é acusado por dois crimes de violação aos direitos humanos e quatro de corrupção. Este ano, ele foi extraditado do Chile por estas acusações.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!