Consultor Jurídico

Notícias

Disputa acirrada

Hugo Chávez perde referendo sobre reforma constitucional

Comentários de leitores

8 comentários

Que tipo de Ditador é esse? Se eu fosse ditad...

João pirão (Outro)

Que tipo de Ditador é esse? Se eu fosse ditador não levaria a consulta popular uns temas tão polêmicos como esses. O faria por decreto. Já que tenho carta branca do Congresso. Agora, que podem falar do cara? Eu não entendo tamanha prática democrática dessa. Não comsigo entender, ou é ditador ou não é. Qual é?

Deliciosa derrota! Espero que o Povo venezuelan...

Hwidger Lourenço (Professor Universitário - Eleitoral)

Deliciosa derrota! Espero que o Povo venezuelano varra logo esse canalha e seus asseclas para longe do poder. sic semper tiranis

O mais engraçado de tudo é ver pseudo-intelectu...

Comentarista (Outros)

O mais engraçado de tudo é ver pseudo-intelectuóides e auto-intitulados democratas tupiniquins criticando cegamente o polêmico presidente venezuelano... Justamente por se tratar da Venezuela, país que, sozinho, nos últimos 5 anos promoveu mais referendos que o resto das republiquetas latino-americanas juntas (incluindo a nossa, é claro). Isso me fez lembrar as manifestações por ocasião dos atentados de 11 de setembro (que, segundo muitos investigadores independentes, especula-se que tenha sido arquitetado e autorizado pelo próprio Bush para criar um clima de comoção nacional e ser reeleito - o que de fato ocorreu), quando li, em uma lista de dicussão na internet, o comentário de um brasileiro residente nos USA, lamentando os fatos e dizendo: "...mas NÓS vamos reconstruir tudo isso (sic)". Essa declaração pode até ter parecido patética, mas, na verdade, não é... Explico! Se não fossem os brazucas e outros imigrantes do terceiro mundo nos USA, quem é que limparia as latrinas dos estadunidenses??? Pois é exatamente isso que ocorre hoje, pois quem critica o Chávez certamente deve admirar a "democracia" yankee e seu chefe-mor, o homem da guerra e o paladino das invasões de países pelos quatro cantos do mundo. E são esses que, tendo oportunidade, certamente se mudariam para a terra do Tio Sam para também ajudarem os brazucas de lá a limparem as suas latrinas... E viva o Brasil, país "democrático" e maior produtor mundial de "baba-ovos" , admiradores e serviçais do que há de mais "politicamente correto" no mundo! Com a palavra, os puritanos e "democratas" de plantão...

"Por enquanto, não foi possível", repetiu Cháve...

Armando do Prado (Professor)

"Por enquanto, não foi possível", repetiu Chávez a frase de 1992. Claro, o caminho pela democracia burguesa tem esses percalços. Mas, mesmo nesse campo o "sim" cometeu erros táticos e estratégicos. Partiu para o "já ganhou" quando a luta estava solta nas ruas, nas universidades particulares e nas indústrias. Subestimaram a capacidade de reação das forças do "não". Faltou explicações convincentes do que se votava. Lembrou o plebiscito ou referendo sobre as armas aqui na terrinha. Tudo isso e mais um pouco, levou à absurda abstenção, ou seja, "já ganhamos mesmo", partamos para a comemoração.Após nove vitórias, tinha que ter uma derrota. Foi apenas uma batalha. Mas, a revolução não se fará apenas com eleições. A oligarquia predadora não deixará. De qualquer maneira, cadê a ditadura chavista? Cadê a fraude eleitoral? O reconhecimento da derrota foi pronta. Imaginem se tivesse dado o "sim": o mundo teria desabado, haveria choro e ranger de dentes de que houvera fraude e de que era impossível referendo "numa ditadura". A revolução continua. Bolívar vive.

Esta "derrota" (apertada e se não foi arranjada...

A.G. Moreira (Consultor)

Esta "derrota" (apertada e se não foi arranjada) , na verdade, caiu do céu ! ! !. Afinal, o Chavez teria , alguma outra, melhor oportunidade de "provar" ao Mundo que é "democrata" ou que sua "democradura" não é tão dura ? ? ?

Por enquanto, a oligarquia plutocrata venceu. M...

Armando do Prado (Professor)

Por enquanto, a oligarquia plutocrata venceu. Mas, não se esqueçam: a revolução é um processo e avançará no tempo certo. Bolívar vive! Preocupem-se bastardos do reacionarismo!

Que não se iludam os neoliberais fundamentalist...

Armando do Prado (Professor)

Que não se iludam os neoliberais fundamentalistas. Primeiro, houve empate técnico, como gostam de comentar os bobos estatísticos. Segundo, a derrota deveu-se a um triunfalismo que esqueceu de explicar a que veio o referendo. Boa parte, dos "nãos" são eleitores da revolução, apenas não entenderam o que estavam votando. Terceiro, a abstenção altíssima. Na última eleição, houve abstenção de 20%, e agora mais de 40%. Sabem por quê? O velho e eficaz inimigo "já ganhou". Chávez colocará em prática boa parte do que se votou, através de medidas provisórias e, brevemente, poderá submeter, sem triunfalismos, novamenete ao povo a decisão final.

Parabéns ao povo venezuelano que se recusou a l...

Mauricio_ (Outros)

Parabéns ao povo venezuelano que se recusou a legimitar a ditadura naquele país.

Comentar

Comentários encerrados em 11/12/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.