Notícias
29 agosto 2007
Hurricane 4
Polícia Federal volta a prender bicheiros no Rio de Janeiro
A Polícia Federal do Rio de Janeiro prendeu, na manhã desta quarta-feira (29/8), três pessoas que já haviam sido detidas na Operação Hurricane 1. Nesta manhã, agentes da PF desencadearam a Hurricane 4 e cumpriram mandados de prisão contra Aniz Abrahão David, conhecido como Anísio e presidente de honra da Beija-Flor; Antonio Petrus Kalil, conhecido como Turcão; e Ailton Guimarães Jorge, o Capitão Guimarães.
Eles foram detidos no dia 13 de abril, acusados de lavagem de dinheiro, e são considerados chefes da organização criminosa.
Nesta quarta, agentes cumprem 15 mandados de prisão preventiva, decorrentes da análise do material apreendido na Operação Hurricane 1, quando foram constatados indícios de lavagem de dinheiro. De acordo com informações da PF, após nova denúncia e conseqüente processo, o juiz da 6ª Vara Criminal Federal expediu os mandados, dos quais 12 foram cumpridos nesta manhã.
Dentre os denunciados estão Jose Renato Granado Ferreira, ex-presidente da Associação de Bingos; Júlio César Guimarães Sobreira, sobrinho do Capitão Guimarães; Paulo Roberto Ferreira Lino, presidente da Associação de Bingos; Marcos Antonio dos Santos Bretas, policial civil que trabalha para Júlio César; Macelo Calil Petrus, filho de Turcão que assumiu os negócios do pai.
Completam a lista de procurados Nagib Teixeira Suaid e João Oliveira de Farias, donos de bingos e apontados como contadores dos bicheiros; Luciano Andrade do Nascimento, o "Bola", auxiliar direto de Julio César, que guardava contabilidade; Belmiro Martins Ferreira, Laurentino Freire dos Santos e Licínio Soares Bastos, donos de bingos ou de empresas de máquinas de caça-níqueis; e Marcos Antonio Machado Romeiro, auxiliar de Marcos Bretas.
A nova denúncia tem relação com os mais de R$ 5 milhões descobertos no escritório mantido por Julio César na Rua Conde de Bonfim, na Barra da Tijuca, na zona norte do Rio, que era chamado pelos envolvidos de "Preta".
Para os três procuradores da República à frente do caso, trata-se de dinheiro de origem ilícita — vindo da exploração dos jogos — que está sendo "reintroduzido" no mercado (lavado) através de pagamentos que seriam feitos pelo grupo comandado pelos três bicheiros.
Os bicheiros Anízio e capitão Guimarães foram soltos no dia 1º de agosto, após uma decisão do Superior Tribunal de Justiça, que concedeu liminar a pedido do advogado Nélio Machado, que defende Guimarães. Na semana anterior, Turcão foi libertado também por decisão do STJ.
No início de julho, o ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal concedeu Habeas Corpus para 20 pessoas presas na primeira fase da operação, entre elas o advogado Virgílio Medina, irmão do ministro afastado do STJ Paulo Medina. Mas os bicheiros permaneceram presos por conta de outro mandado, emitido na segunda etapa da Hurricane.
Na Operação Hurricane 3, a Justiça decretou a prisão de 13 das 15 pessoas denunciadas por corrupção ou formação de quadrilha. Os principais investigados eram policiais civis, militares e federais que recebiam mesadas de donos de bingos. No dia 4 de julho, foram presos o ex-deputado federal por São Paulo José Ferreira do Nascimento, o Zé Índio, e um delegado federal.
Com informações da Agência Estado.
Revista Consultor Jurídico, 29 de agosto de 2007
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 14/08/2007 Advogados do Rio são denunciados por fraudar processo
- 10/08/2007 STF mantém liberdade de acusado na Operação Hurricane
- 10/08/2007 Juiz e legislação ignoram direitos constitucionais
- 07/08/2007 STF concede liberdade a 36 presos na Operação Furacão 2
- 06/08/2007 Desembargador diz que MP mente e chama PF de nazista
- 03/08/2007 Policiais e advogado presos pedem liberdade ao Supremo
- 01/08/2007 Resolução regulamenta trâmite de processos sigilosos
- 01/08/2007 Barros Monteiro concorda com decisão sobre Medina
- 31/07/2007 CNJ firmou posição de controle externo do Judiciário
- 31/07/2007 CNJ abre processo administrativo contra ministro Medina
- 27/07/2007 Procurador exige e juiz manda algemar réus
- 27/07/2007 Desembargadores envolvidos na Furacão estendem férias
- 26/07/2007 Prisão deve ser aplicada só depois de formada culpa
- 23/07/2007 CNJ deve arquivar processo contra Medina, diz advogado
- 14/07/2007 STF nega liberdade a presos durante Operação Hurricane
- 13/07/2007 Policial preso na Operação Hurricane vai continuar preso
- 09/07/2007 TRF-2 nega Habeas Corpus para acusados na Hurricane
- 04/07/2007 Leia denúncia do Ministério Público da Operação Hurricane 3
- 04/07/2007 Supremo manda libertar acusados da Operação Hurricane
- 04/07/2007 PF começa terceira etapa da Operação Hurricane
- 02/07/2007 Entidade sai em defesa do ministro Paulo Medina
- 28/06/2007 Medina diz que alteração em ação foi culpa de assessor
- 27/06/2007 Medina é acusado de mudar decisão para ajudar preso
- 24/06/2007 O jogo já existe no Brasil, só falta ser regulamentado
- 22/06/2007 Investigação da PF não se baseia em grampos apenas
- 20/06/2007 STJ poderá investigar servidor suspeito em operação
- 20/06/2007 STF mantém desmembramento de inquérito da Hurricane
- 19/06/2007 Grampo também serve para procedimento disciplinar
- 19/06/2007 PF prende policiais acusados de ligação com caça-níqueis
- 18/06/2007 Carreira Alvim prorroga suas férias em mais 30 dias
Comentários
Comentários de leitores: 0 comentários
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 06/09/2007.