Inversão de poderes

Para INPI, instrução de serviço vale mais do que lei federal

Autor

27 de agosto de 2007, 11h58

Uma instrução de serviço, ato administrativo menos significativo na classificação hierárquica das leis e procedimentos, suspendeu o artigo 128 da Lei 9.279/96 (Lei da Propriedade Industrial) sobre o registro de marcas. A proeza é assinada pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), que em abril de 2006 publicou a Instrução de Serviço 004/2006 para estabelecer o exame simplificado do pedido de registro de marcas.

Com a regra, o INPI pede para os agentes centralizar a avaliação do pedido de registro de marca no “mérito” e não nos aspectos formais. O objetivo era acabar com a fila de espera neste setor, mas pode contribuir ainda mais para a morosidade do poder Judiciário. É que qualquer empresa que tenha sua marca “copiada” poderá entrar com ação de nulidade na Justiça Federal.

Para o exame do registro de pedido de marca foi adotado o seguinte procedimento de busca no banco de dados do INPI: busca por radical para palavras com mais de quatro letras, eliminando a primeira e última letra. Para palavras com quatro letras ou menos, a busca é feita por palavra.

Um empresário que queira registrar Nattura, por exemplo, com dois “Ts”, poderá fazê-lo, já que pelo procedimento, primeira e última letra são excluídas da pesquisa no banco de dados de marcas registradas. A verdadeira Natura, quando souber do feito, poderá entrar com ação de nulidade de marca na Justiça Federal e terá grande chance de sair vitoriosa, já que uma Instrução de Serviço, que sequer merece publicação no Diário Oficial, suspendeu as previsões da Lei 9.279/96.

Estima-se que com o novo procedimento, o INPI tenha concedido o registro de marca para 200 mil empresas. O número até poderia ser comemorado, se a concessão não fosse considerada nula por entidades do setor de propriedade intelectual. É o caso da ABPI (Associação Brasileira de Propriedade Intelectual), que elaborou parecer contra a regra do INPI.

O conteúdo do parecer está sendo divulgado durante o XXXVII Seminário Nacional da Propriedade Intelectual — A Contribuição da Propriedade Intelectual para a Aceleração do Crescimento promovido pela ABPI.

O evento acontece entre os dias 26, 27 e 28 de agosto, no Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro. O objetivo é discutir os aspectos de proteção de direitos de marcas e patentes e apresentar soluções para problemas que podem limitar o desenvolvimento da propriedade intelectual. 600 pessoas se inscreveram no evento, entre advogados, juízes e empresários.

No parecer, o presidente da associação, o advogado Gustavo Leonardos, defende que o artigo 121 da Lei de Propriedade Industrial coloca 23 condições para que o registro da marca seja deferido, e não dois, como determina a instrução de serviço. “O exame simplificado proposto na Instrução de Serviço pode causar danos não somente àqueles que obtiveram indevidamente o registro de marca, como também àqueles que poderiam legitimamente obtê-lo, mas não o conseguiriam em virtude do anterior registro errôneo”, afirma.

“A eficiência perseguida pelo INPI, no caso, não pode ser alcançada à revelia da Lei; ao contrário, só pode ser conquistada pelo melhor aparelhamento do próprio órgão administrativo incumbido dos registros e das concessões de marcas. Por isso, insistimos: em primeiro lugar, o administrador se conduz em sintonia com a lei e, depois, se aparelha para cumpri-la com observância do princípio da eficiência”, defende o INPI.

“De todos esses aspectos é lícito extrair a conclusão de que há nulidade absoluta em ambos os atos: a Instrução de Serviço é nula porque é ilícito o seu objeto e o ato de registro de marca é nulo porque, praticado em desconformidade com a LPI, a lei taxativamente o declara nulo”, concluiu a associação.

O parecer foi enviado para a OAB do Rio de Janeiro, para que notifique o INPI sobre a ilegalidade da norma. Caso a instrução não seja suspensa, o documento servirá de base para uma ação judicial contra o instituto.

Clique aqui para ler a Instrução do INPI.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!