Bloqueio em conta

Banco não pode reter salário para cobrir dívida, reafirma STJ

Autor

15 de agosto de 2007, 13h48

Banco não pode bloquear salário de correntista para cobrir saldo devedor. O entendimento foi reafirmado pelo Superior Tribunal de Justiça, que mandou o Itaú liberar os valores referentes ao salário e à ajuda de custo do vendedor Vinícius Gehring Capelari. Ele teve parte do seu pagamento bloqueado devido a uma dívida com a instituição. A 3ª Turma do STJ manteve a decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e entendeu que cabe ao banco obter o pagamento da dívida em ação judicial.

Para o ministro Humberto Gomes de Barros, “ao bloquear o salário — ainda que amparado em cláusula contratual permissiva, o banco comete ato ilícito, porque constitucionalmente vedado”.

O correntista alegou que utilizava a conta somente para o recebimento dos salários e da ajuda de custo. Segundo o correntista, o banco reteve o valor depositado como forma de pagamento da dívida. Afirmou, ainda, necessitar dos valores depositados para sua alimentação.

Na primeira instância, o pedido do vendedor foi julgado procedente. O juízo determinou que o banco se abstenha de compensar os valores recebidos pelo autor. Inconformado, o Itaú apelou ao TJ-RS. Sustentou que não há ilegalidade ou abuso na utilização de parte dos salários para amortização do saldo devedor, conforme autorização contratual.

O TJ gaúcho rejeitou a apelação. Os desembargadores entenderam que o banco não pode se apropriar ou utilizar o salário do cliente para fins de compensação de débitos existentes. “A compensação de valores não autoriza que o banco retenha os vencimentos do cliente como forma de pagamento, mesmo porque esses vencimentos pertencem exclusivamente a ele”.

O banco apelou ao STJ. O ministro Humberto Gomes de Barros, relator do processo, manteve a decisão do TJ gaúcho. De acordo com ele, não é lícito à instituição financeira pagar-se integralmente às custas da subsistência do correntista.

REsp 831.774

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!