Notícias
9 agosto 2007
Cartas atrasadas
Correios não são obrigados a atender toda Blumenau e região
Até o julgamento final da Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Federal, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) não está mais obrigada a regularizar a entrega das correspondências para toda a Blumenau (SC) e região. A ordem havia sido dada em caráter de liminar pela primeira instância e mantida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. No recurso, o ministro Raphael de Barros Monteiro Filho suspendeu a ordem por entender que a medida traz risco de lesão à ordem pública administrativa e econômica.
A liminar fixava prazo de 60 dias para que a entrega fosse regularizada em Blumenau e de 90 dias nos demais municípios da região. Determinava, também, que fosse elaborado relatório mensal com as medidas adotadas. Além disso, os Correios deveriam reembolsar os remetentes das correspondências que não pudessem ser entregues.
No STJ, a empresa argumentou que o prazo para cumprimento das exigências era pequeno. Segundo a ETC, as ordens trariam impacto sobre o orçamento no valor de R$ 2 milhões anuais e forçariam a realização de concurso público.
O ministro classificou como exíguo e insuficiente o prazo dado pela primeira instância para que a ECT cumprisse a liminar. O ministro ainda considerou é inviável a determinação de reembolso dos valores pagos pelas correspondências não entregues. Da mesma forma, o fato de não haver previsão orçamentária para a expansão do serviço, muito menos para o pagamento de multa diária caso a decisão não fosse cumprida. “Somente com uma análise profunda do caso será possível concluir pela irregularidade da prestação de serviços da ECT”, concluiu.
SLS 699
Revista Consultor Jurídico, 9 de agosto de 2007
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 02/08/2007 PF deflagra operação contra acusados de corrupção
- 23/07/2007 MPF quer obrigar Correios a fazer entrega em distrito
- 30/08/2006 Banco pode contratar empresas para entregar documento
- 24/05/2006 Juiz de Sergipe autoriza empresa a atuar como Correio
- 28/01/2006 Decisão da Justiça Federal questiona monopólio postal
- 17/11/2005 Placar parcial no Supremo favorece monopólio dos Correios
- 24/11/2003 Associação questiona no Supremo monopólio dos Correios
Comentários
Comentários de leitores: 2 comentários
Não entendi. Blumenau existe desde quando? Ahhh...
A cidadania não consegue ganhar uma vez !!!! ...
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 17/08/2007.