Força unida

Advogados da União devem atuar em parceria, diz Toffoli

Autor

7 de agosto de 2007, 12h23

A Advocacia-Geral da União empossou 80 novos advogados em todo o país, na segunda-feira (6/8). “Ao defender os interesses do Estado brasileiro, a Advocacia-Geral da União atua em defesa do cidadão. Nós exercemos uma atividade meio para o Estado que tem como atividade fim alcançar o bem comum. O nosso grande cliente é o cidadão brasileiro, que contribui com seus impostos para pagar nossos salários”, afirmou o ministro José Antônio Dias Toffoli, da AGU.

Ele participou da cerimônia de posse dos 48 advogados da instituição que atuação em Brasília, no Distrito Federal. Ao todo, a AGU conta agora com 1.538 profissionais nesta área. Toffoli destacou que os advogados da União devem atuar em parceria com as outras carreiras jurídicas da AGU. “É muito importante a integração dos advogados da União com os procuradores federais e da Fazenda Nacional para o aprimoramento do trabalho desenvolvido pela instituição”, disse.

Segundo o ministro, os novos advogados farão parte de um órgão novo e participarão da construção da AGU, que tem apenas 14 anos. Ela foi prevista na Constituição Federal de 1988, mas só foi criada em 1993 com a Lei Complementar 93. “Os novos membros devem superar eventuais dificuldades para participar do processo de construção desta grande instituição. Estamos crescendo tanto que precisaremos cada vez mais de pessoal e maior estrutura”, observou.

Compete à AGU defender judicialmente a União, ou seja, os três poderes e os entes que compõem a federação brasileira.

Participaram da cerimônia o advogado-geral substituto, Evandro Costa Gama e o procurador-geral da República, Antônio Fernando de Sousa. A presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Assusete Magalhães também participou da posse no Distrito Federal.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!