Velho Chico

OAB-SE vai ao STF contra transposição do São Francisco

Autor

15 de abril de 2007, 21h33

A OAB de Sergipe entrará nesta segunda-feira (16/4) com uma Ação Popular no Supremo Tribunal Federal contra decisão do governo Lula de iniciar as obras de transposição das águas do rio São Francisco. A ação tem cerca de 150 laudas. Possui novos fundamentos decorrentes de atos administrativos adotados pelo governo. Na semana passada o Ibama autorizou das obras de transposição.

Na ação, o presidente da secional de Sergipe, Henri Clay Andrade, anexou documento oficial do governo do Ceará (que é a favor da obra) informando que o estado não precisa da transposição das águas do Velho Chico.

“Vamos demonstrar na ação que há escassez de água na bacia doadora para utilização nesse projeto, inclusive já há estudos do Banco Mundial, além do parecer do Comitê de Bacia, de que o governo pode fazer pequenas obras no Nordeste Sententrional, sete vezes mais baratas que a obra de transposição e com resultados mais eficientes para resolver a escassez de água naquela região”, afirmou Henri Clay.

“O que está claro e evidente é que a obra de transposição, além de aportar excessivo gasto público, está em desacordo com a eficiência administrativa”, disse ainda o presidente da secional.

A OAB de Sergipe já entrou com uma Ação Civil Pública no STF questionando os procedimentos do governo federal adotados no ano de 2005.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!