Proibir a queima da cana-de-açúcar gera problema social

11/04/2007 18:24Bira (Industrial)Nossa! Ou fica-se sem emprego ou morre-se pela...
Nossa! Ou fica-se sem emprego ou morre-se pela ação do fogo, fumaça ou dano ambiental. Interessante.
10/04/2007 16:37Observador (Outros)A seguir o entendimento do autor, deveríamos to...
A seguir o entendimento do autor, deveríamos tolerar a queima da cana de açúcar, pois isso gera desemprego. Ora, o jogo do bicho e o tráfico de drogas também empregam muita gente, mas nem por isso são tolerados. A poluição também gera problemas sociais, especialmente nos dias de hoje. Aliás, como bem lembrou um comentarista, tais trabalhadores somente vêm para São Paulo porque existe a queimada da cana. Assim, o que induz o fluxo migratório é a queima da cana, originando assim um problema social que talvez não existiria, caso a cana não fosse queimada.
9/04/2007 09:23dusoave (Advogado Assalariado - Administrativa)Novamente as mesmas afirmações e acusações sobr...
Novamente as mesmas afirmações e acusações sobre a cana-de-açúca, do tipo que a cana-de-açúcar causa problemas respiratórios, que a cana-de-açúcar causa problemas ambientais, em fim, afirmações infundadas que de tanto serem repetidas acabaram se tornando verdade para a sociedade. Primeiro, o agronegócio da cana-de-açúcar é o setor onde mais se respeitam e se preservam as distâncias de rios, lagos e nascentes, onde se criam e mantém APP's e matas ciliares, ao contrários das lavouras brancas, como trigo, soja, feijão, onde tais cuidados não são fiscalizados com intensidade necessária. Também, que as tais doenças respiratórias não são causadas única e exclusivamente pela queimadas de cana. Devemos nos lembrar que temos safra de cana-de-açúcar durante os meses de abril à novembro, é so verificamos esse aumento no número de doenças respiratórios nos meses de junho à agosto, meses esses que representam a época mais árido do ano em nosso estado. Para provar tal alegação, pode-se citar o exemplo de Atibaia, cidade que não produz/queima cana-de-açúcar e não tem cidades que queimam cana-de-açúcar em um raio de aproximadamente 100 km. Nessa cidade tais problemas respiratórios acontecem com a mesma intensidade do que acontecem em cidades como Piracicaba, apesar de não haver qualquer queima de cana-de-açúcar a um raio de 100 km daquele local. Também, devemos considerar que, além do impacto social negativo que causará a parada repentina na queimada da cana-de-açúcar, deixando milhares de desempregados, ninguém se lembra dos benefícios trazidos pela cana-de-açúcar, através do combustível renovável álcool, principalmente no ambito da redução de poluentes emitidos por veículos automotores movidos a combustíveis fósseis, que são comprovadamente nocivos a saúde. Ainda, para que a cana-de-açúcar, cultura cultivada em nosso país desde o tempo do Brasil colônia, possa se adaptar ao fim das queimadas, já existe um prazo estabelecido: 30 anos. Por final, devemos nos lembrar que nada se muda em um instante, sendo que a sociedade leva um tempo natural para se adaptar a novas realidades, sendo imprecendivel respeitar esse lapso de tempo estabelecido pela legislação do estado de São Paulo.
7/04/2007 11:34Marco Barreto (Advogado Autônomo)Concordo com tudo o que foi dito acima pelos m...
Concordo com tudo o que foi dito acima pelos missivistas, mas gostaria de destacar o seguinte: Como afirmado, se a proibição da "queima da palha de cana-de-açucar" gera um problema social decorrente da falta de emprego que acabará gerando, a "PERMISSÃO DESSA QUEIMA" também não gera um outro gravíssimo problema social e a meu ver muito maior, que é de "SAÚDE PÚBLICA" em decorrência das doenças respiratórias largamente conhecidas e decorrentes da poluição do ar, câncer de pulmão, etc., além da sujeira que provoca e dos gastos impostos a todos os contribuintes com uso constante de "ÁGUA EM EXCESSO" que têm de usar para limpar a sujeira feita pelos usineiros que buscam apenas seus lucros astronômicos e fáceis? E o problema ambiental, não será considerado? Há necessidade de se gastar tanta água - o bem mais valioso em vias de acabar - para que usineiros secularmente gananciosos assegurem suas riquizas, explorem trabalho escravo e exportem açucar para o mundo? O que nós, que nunca fomos consultados sobre isso, temos a ver com tudo isso? Eu pergunto, não caberia uma gama de "AÇÕES INDENIZATÓRIAS" para sermos ressarcidos pelos usineiros dos gastos que nos são anualmente (quase o ano todo) impostos, para nos protegermos da sujeira que eles causam em benefício próprio? Pensem nisso com carinho...
6/04/2007 22:26Helena Fausta (Bacharel - Civil)O que vão queimar daqui 30 anos? Os papeis cuja...
O que vão queimar daqui 30 anos? Os papeis cujas besteiras os políticos insanos deixam de herança para o povo que, parece-me, perdeu sua capacidade de protestar por cidadania, por uma vida melhor...
6/04/2007 19:17E. COELHO (Jornalista)Tomo a liberdade de colar meu comentário feito ...
Tomo a liberdade de colar meu comentário feito anteriormente: Os cortadores de cana que fazem um trabalho artesanal perigoso, extenuante e de baixa produtividade, que só é possível ser realizado mediante queimada preliminar. O custo é alto, o serviço é demorado e caro, o efeito colateral é o pior possível: é muita fumaça, são acidentes e mais acidentes em razão da falta de visibilidade, incêndios nas propriedades vizinhas, os hospitais ficam lotados de crianças, idosos e também adultos com problemas respiratórios. A sociedade se acovardou diante dos reclamos dos sindicatos dos cortadores de cana então os grandes produtores rurais foram obrigados a deixar paradas as suas máquinas modernas - que funcionam sem a necessidade de colocar fogo na palhada (que colhem por dia o equivalente a 100 homens). Além de não precisar de incêndios as máquinas incorporam a palhada ao solo, o que é extremamente ecológico e benéfico. Até quando vai esse acordo com os sindicatos que impedem as máquinas de cortar a cana de forma racional, segura e sem fogo???? Está na hora de avisar para os cortador que estamos no século XXI, que não há mais emprego para eles. Por outro lado, seria mais barato pagá-los para não trabalhar, ou seja, o trabalho deles é realizado de forma prejudicial a saúde da população. É preciso coragem para acabar com as queimadas, é mais barato pagar para os cortadores ficarem em casa, ou melhor, que recebam e aprendam uma nova profissão. Não se pode perder de vista que muitos são analfabetos, então antes de qualquer coisa, o governo precisa ensiná-los a ler e escrever. Estamos diante de dois problemas a saúde da população e o desemprego de alguns milhares de cortadores,QUE SÃO PESSOAS VINDAS DE OUTROS ESTADOS ESPECIALMENTE CONTRATADAS PARA ISSO, é possível encontrar solução para ambos.
6/04/2007 14:14Silvia (Servidor)Para resolver o problema do desemprego, que tal...
Para resolver o problema do desemprego, que tal oferecer educação adequada e compatível com o progresso tecnológico? Quer dizer que o ilustre autor prefere a degradação do meio ambiente e da saúde do trabalhador a oferecer melhores condições de vida e inclusão social adequada por meio da educação? O falso fundamento do desemprego é uma tentativa lamentável de manter a exploração da camada social menos favorecida.
6/04/2007 09:13Relax (Procurador Autárquico)Parar de queimar somente daqui há 30 anos? Pod...
Parar de queimar somente daqui há 30 anos? Pode ser que até lá não tenhamos mais nada para queimar não é mesmo?
5/04/2007 22:36Leopoldo Luz (Advogado Autônomo - Civil)É a velha ladainha de defender o retrocesso a t...
É a velha ladainha de defender o retrocesso a título da preservação do emprego, aliás, no caso, do subemprego. Essa mesma falácia foi usada para defender a preservação das casas de bingo, de cobradores em ônibus etc. além de ser comum sua invocação por empresários irresponsáveis à beira da falência, buscando mamar na viúva. Parabéns ao leitor E. Coelho por seu comentário.
5/04/2007 22:34Ezac (Médico)Problema social é o emprego inútil e insalubre....
Problema social é o emprego inútil e insalubre. Eu acho que deveriamos tirar os caminhões e trens em atividade e dar emprego para carroceiros. O Brasil inteiro ficaria empregado inclusive o diretor desta entidade.
5/04/2007 16:00E. COELHO (Jornalista)Problema social é a queima, a poluição e as doe...
Problema social é a queima, a poluição e as doenças causadas. Ora, se tem máquinas que colhem a cana sem precisar queimar, não há motivo nenhum de ficar queimando e poluindo. Por outro lado, não se pode esquecer que os "trabalhadores" estão vindo de outros Estados, portanto, não há problema social algum!

Comentários encerrados em 13/04/2007

A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.