Menina estudante

Neta não receberá mais pensão por morte da sua avó

Autor

15 de setembro de 2006, 7h00

Uma estudante não receberá mais pensão pela morte da avó, em 1999. A avó tinha a guarda da menina. A decisão liminar é do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal.

A defesa da menina pedia, liminarmente, o restabelecimento do pagamento mensal da pensão civil da estudante, suspenso pelo Tribunal de Contas da União, incluindo os atrasados. Mas o relator apenas afastou, até o julgamento final do pedido de Mandado de Segurança, a determinação de devolução dos valores já recebidos, mantendo a decisão de cassação do benefício. “Tenho que as razões informadoras do acórdão prolatado pelo Tribunal de Contas da União, ao menos em uma primeira análise, afastam a fumaça do bom direito.”

De acordo com o pedido de MS, a estudante era beneficiária, juntamente com sua irmã, de pensão civil concedida à avó materna e ex-servidora do Ministério da Fazenda. A pensão foi apreciada e deferida no dia 17 de dezembro de 1999, após a morte da avó, pelo delegado de administração fazendária.

Os advogados alegam que a estudante renovou anualmente o cadastro junto à Receita Federal, “restando evidente a demonstração do comportamento cristalino da menor quanto à legalidade do pagamento do benefício”. Eles argumentam que a estudante é menor de 21 anos de idade e que dependia da assistência moral, material e intelectual dada pela avó, instituidora do benefício.

A defesa também sustenta que o procedimento administrativo correu sob completa revelia da beneficiária da pensão e que o TCU decidiu “unilateral e sumariamente pelo cancelamento de pagamento de pensão e condenando-a à restituição de valores recebidos de boa-fé desde 1999”.

De acordo com a ação, a guarda da menina foi requerida e concedida judicialmente à pensionista oito anos antes da sua morte.

MS 26.142

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!