Notícias
29 outubro 2006
Eleições estaduais
Juntos, PT e PSB garantem vitória em oito estados
A vitória mais comemorada neste segundo turno das eleições é a do governador reeleito do Paraná, Roberto Requião, do PMDB. A disputa paranaense foi a mais acirrada, a ponto de Requião só virar o jogo para cima de Osmar Dias, do PDT, quando faltavam apenas 1,5% dos votos para encerrar a apuração.
O PMDB saiu vitorioso das urnas neste segundo turno. Além do Paraná, ganhou o comando dos estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina. No primeiro turno, pemedebistas já haviam sido eleitos para o governo em outros quatro estados: Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Tocantins.
O PSDB, que ganhou neste domingo (29/10) no Rio Grande do Sul e na Paraíba, empatou com o PMDB : vai governar sete estados. Já o PT, que havia ganho em quatro estados no primeiro turno, somou mais um, o Pará. É o terceiro partido com mais governadores: cinco.
Os dois partidos auxiliares de PT e PSDB trocaram de posição no cenário político. O PFL, parceiro dos tucanos, que sempre foi uma legenda forte regionalmente, encolheu. Neste segundo turno, perdeu nos dois estados que disputou — no Maranhão, com Roseana Sarney, e em Pernambuco com Mendonça Filho. Ficou reduzido, assim, ao único governo que conquistou no primeiro turno: Distrito Federal.
Em sentido inverso, o PSB, que comanda a base aliada do PT, sai dessas eleições como um partido em franca ascensão. Já tinha garantido, no primeiro turno, o comando do Ceará, com Cid Gomes, o irmão do ex-ministro Ciro. Agora, somou ao seu feudo, os estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Lula nos estados
O resultado das eleições pode garantir ao presidente reeleito Lula uma boa margem de governabilidade no que se refere às negociações com o comando dos estados. Considerando a tendência pemedebista de aderir à base do governo, o presidente deve garantir apoio em 15 estados: cinco governados pelo PT, três pelo PSB e os sete estados dirigidos pelo PMDB.
O presidente, contudo, pode encontrar resistência em três dos mais importantes colégios eleitorais do país: São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, dirigidos pelo PSDB.
Governadores eleitos no 2º Turno | ||
MA | Jackson Lago | PDT |
PR | Roberto Requião | PMDB |
RJ | Sergio Cabral | PMDB |
SC | Luiz Henrique | PMDB |
GO | Alcides Rodrigues | PP |
PE | Eduardo Campos | PSB |
RN | Wilma de Faria | PSB |
PB | Cássio Cunha Lima | PSDB |
RS | Yeda Crusius | PSDB |
PA | Ana Júlia | PT |
Governadores eleitos no 1º Turno | ||
AP | Valdez Goes | PDT |
DF | José Roberto Arruda | PFL |
TO | Marcelo Miranda | PMDB |
AM | Eduardo Braga | PMDB |
ES | Paulo Hartung | PMDB |
MS | André Puccinelli | PMDB |
MT | Blairo Maggi | PPS |
CE | Cid Gomes | PSB |
AL | Teotônio Vilela | PSDB |
MG | Aécio Neves | PSDB |
RO | Ivo Cassol | PSDB |
RR | Otomar Pinto | PSDB |
SP | José Serra | PSDB |
BA | Jacques Wagner | PT |
AC | Binho Marques | PT |
PI | Wellington Dias | PT |
SE | Déda | PT |
Maurício Cardoso é diretor de redação da revista Consultor Jurídico
Rodrigo Haidar é chefe de redação da revista Consultor Jurídico.
Revista Consultor Jurídico, 29 de outubro de 2006
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 29/10/2006 Lula é reeleito com 20 milhões de votos de vantagem
- 29/10/2006 Eleição foi tranqüila, com alguns pequenos incidentes
- 28/10/2006 Mulheres e jovens são a maioria nas urnas em 2006
- 03/10/2006 Lula obtém 93% dos votos em Manaquiri, no Amazonas
- 03/10/2006 Consultor Jurídico previu que haveria segundo turno
- 02/10/2006 PSDB se fortalece ao eleger cinco governadores
- 30/09/2006 Lula ganha mas não leva no primeiro turno
- 30/09/2006 Segundo turno está nas mãos dos nordestinos
Comentários
Comentários de leitores: 12 comentários
É, está começando! E cedo...! Os PeTra...
Alías, por pertinente, observem a notícia aba...
Patuléia, vamos usar melhor o espaço.Vamos disc...
Ver todos comentários
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 06/11/2006.