Notícias
15 outubro 2006
Poderes inquisitivos
Delegados questionam Sistema de Políticas Públicas sobre Drogas
A Adepol — Associação dos Delegados de Polícia do Brasil propôs Ação Direta de Inconstitucionalidade, no Supremo Tribunal Federal contra dispositivo de lei que institui o Sisnad — Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas. Eles questionam o parágrafo 3º da Lei Federal 11.343/06.
De acordo com a Adepol, a lei ofendeu o devido processo legal por autorizar o juiz a "adotar providências no âmbito do procedimento sumaríssimo denominado termo circunstanciado”, inclusive, com as requisições dos exames periciais necessários.
A lei também conferiu aos juízes, ainda segundo a associação, poderes inquisitivos, com violação dos princípios do contraditório e da ampla defesa. Além disso, a Adepol alega que a norma confronta as competências das Polícias Federal e Civil.
No mérito, a defesa pede que o STF julgue a ADI procedente, para declarar, em definitivo, a inconstitucionalidade da legislação atacada. A Adepol destaca, ainda, a possibilidade de que a corte declare a interpretação da lei conforme a Constituição Federal.
ADI 3.807
Visite o blog Consultor Jurídico nas Eleições 2006.
Revista Consultor Jurídico, 15 de outubro de 2006
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 12/10/2006 Adepol questiona resolução sobre investigação criminal
- 22/09/2006 Salário igual para oficial e delegado é questionado
- 11/09/2006 Delegados questionam regra sobre salários de policiais
- 10/03/2006 Adepol contesta lei que manda policial cuidar de preso
- 27/12/2005 Plenário do STF deve analisar ação contra lei do Rio
- 05/12/2005 STF destaca importância da Defensoria em julgamento
- 21/10/2005 Adepol entra com ação contra Estatuto do Desarmamento
Comentários
Comentários de leitores: 2 comentários
Essa ADIn comprova a parcialidade da Polícia. T...
REalmente mais do que invadir atribuição das Po...
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 23/10/2006.