OAB e STF se unem em defesa de recesso no Judiciário

1/07/2007 22:44Alochio (Advogado Sócio de Escritório - Administrativa)marcus. passei para rever comentarios. primeir...
marcus. passei para rever comentarios. primeiro, alem de procurador tambem tenho escritorio. por isso sei bem doque falo. segundo, vc confirmou o que eu disse. os escritorios serem "pequenos" não e desculpa para a desorganizacao. não pode e o jurisdicionado pagar por isso. faz o seguinte... avise a seu cliente, no dia da contratacao, que seu escritorio quer fechar 30 dias por ano. duvido que ele te contrate. mas ... seja honesto com seu cliente (qdo vc deixar de ser bacharel). certamente ele ira buscar um escritorio que se organizou, mesmo pequeno, e funciona 12 meses, com os associados fazendo rodizio. não e melhor os advogados se associarem e se organizarem??
11/10/2006 12:11Marcus (Bacharel)Caro Dr. Alochio, deve ser muito fácil para V....
Caro Dr. Alochio, deve ser muito fácil para V. Sa. dizer que o recesso não é válido já que o Dr., como Procurador de Município, tem as suas férias garantidas, bem como outros benefícios. Quando o Dr. diz para os advogados se organizarem com os sócios e funcionários, para que possam tirar suas férias ao longo do ano, se esquece que a grande maioria dos escritórios no Brasil são escritórios pequenos, que não contam com uma grande equipe de funcionários. E não é porque são sovinas... O recesso é única chance desse escritórios terem seu merecido descanso para passarem um pequeno tempo ao lado de sua família. Pense nisso, antes de sair falando sobre o que não conhece. Abraço.
11/10/2006 10:43Paulo Roberto Vieira Camargo (Advogado Autônomo - Civil)O recesso é saudável desde que durante o ano o ...
O recesso é saudável desde que durante o ano o Judiciário (fundamentalmente no primeiro grau) mostre serviço!!! Po exemplo , na 4a. Vara do Trabalho/RJ uma execução (que já dura mais de 2 anos) aguarda , desde JUNHO/2005 (pasmem !!!) que um servidor daquela secretaria providencia a publicação de "praça" de bens penhorados (já que o Juízo indeferiu o "bloqueio em c/c requerido por diversas vezes). Ou seja, recesso nessa Vara é simplesmente mais um mes de fárias !!!
11/10/2006 09:58R.Bassan (Advogado Autônomo)A idéia de recesso deve ser aplicada a todos os...
A idéia de recesso deve ser aplicada a todos os mebros da administração da justiça, sejam Juízes, Advogados, Membros do MP, etc. Não se pode agradar a todos ao mesmo tempo, porém ninguém merece trabalhar 360 dias sem descanso. Até para um melhor aproveitamento das atividades é mais do necessário um período de descanso uniforme, que não prejudique a prestação da atividade jurisdicional. Parabéns a Senhora Ministra do STF e ao Conselho Federal da OAB, que se preocupa com o trabalho de forma unificada.
11/10/2006 09:03Alochio (Advogado Sócio de Escritório - Administrativa)O problema é de GESTÃO: do Judiciário e dos Adv...
O problema é de GESTÃO: do Judiciário e dos Advogados. 1. Nossa profissão (advogados) NÃO GOSTA MUITO DE SE ORGANIZAR: organize seu escritório, acerte os ponteiros com os sócios, empregados, etc... e voce poderá tirar férias. E mais: o DONO, em geral (em qualquer tipo de empresa pequena e média), acaba tendo MENOS FÉRIAS que os EMPREGADOS. Não quer isso? Vira empregado! 1.1. Então, vamos parar com esse discurso de CHORAMINGO. Seu escritório está sobrecarregado? Contrate outro advogado! Pelo menos temporariamente!Faça o dinheiro circular! Não seja sovina! Aí você pode tirar suas férias!! Mas, se você for esgoísta, quer trabalhar SOZINHO ... pague pela sua escolha! Não impute esse custo aos jurisdicionados (muitos deles, clientes de seu escritório: respeite-os)! 2. Quanto ao JUDICIÁRIO, o problema é mais embaixo: costumo dizer que a solução seria começar pela simples GESTÃO DE ESTOQUE DE MERCADORIAS. O "primeiro a entrar é o primeiro a sair". Coisa básica! Não tem como falar de ATRASO DE JULGAMENTO se não se controla qual processo CHEGA PRIMEIRO AO GABINETE E QUAL É O QUE "SAI PRIMEIRO". Tudo bem ... vão dizer que "depende da complexidade da lide". Tá, tem quem acredita ainda nessa argumento; mas, o argumento da "complexidade" fazer o processo demorar 1 ano a mais que outro que chegou DEPOIS? O Juiz para ter tanta dúvida assim, deveria ser submetido a uma avaliação (ou psicológica ou funcional!). 2.1. Portanto, não falo de SOBRECARGA. Falo de CONTROLE MÍNIMO DE GESTÃO. E, sejamos francos, se o FIM DO RECESSO trouxe MENOR PRODUTIVIDADE (o que duvido), não é culpa do FIM DO RECESSO! É culpa da MÁ GESTÃO DO TEMPO EXCENDETE que veio; da má gestão do DEFERIMENTO DE FÉRIAS; etc... . 3. Bem, colegas, deu prá notar que o TOM é de desesperança: nem os ADVOGADOS nem o JUDICIÁRIO, na minha opinião, estão corretos na busca de um RETORNO DO RECESSO COLETIVO. 4. As duas profissões deveriam, ENFIM, buscar uma PROFISSIONALIZAÇÃO, uma ORGANIZAÇÃO, para poderem amoldar o interesse de seus MEMBROS àquele interesse MAIOR, qual seja, o INTERESSE PÚBLICO EM PROCESSOS CÉLERES. 4.1. Mas, nesse "jogo de empurrra-empurra", quem liga para o JURISDICIONADO? Um abraço. Luiz Henrique Antunes Alochio www.alochio.adv.br
10/10/2006 21:55ca-io (Outros)Melhorar tem, mas gente acabe com esse negócio ...
Melhorar tem, mas gente acabe com esse negócio que tudo é culpa do judiciário. Do mesmo modo que existe "juiz" mala existe operador do direito de montão a pensar que um defende outro ataca, metade é mala. O que formadores de opinião conseguiram introduzir e os reclamantes por ai aceitaram como verdadeiro será um dia o correto, no entanto agora ainda não. Vejamos, vamos começar com orçamento do judiciário, se é 6% que eles recebam o total, igual ao do legislativo, recebe tudo, no fim do ano devolve a sobra. Horas em minha cidade de mais de 100.000 habitantes não mais que 10 operadores do direito que laboram nas atividades exclusivas(não de professores) que tem renda superior a de um vereador. Quanto custa as atualizações, livros, constituição, leis, mudam a toda hora. Qual o custo de ser vereador e o de ser advogado? Acorda, cuidemos primeiro do orçamento do judiciário que o paulista não vê nem cheiro daqueles valores que recolhemos como custas etc... vai tudo para os cofres de quem? Moralizemos o orçamento, daremos prazo para o Judiciário, adequar a realidade necessidade, aí sim vamos cobrar e cobrar mesmo. Fora isso é papo furado de neófito e acontecerá precipitações desastrosas como a do recesso.
10/10/2006 21:39Zito (Consultor)Concordo plenamente com o argumento de Fabricio...
Concordo plenamente com o argumento de Fabricio M Souza. Que além das férias de trabalho que os juízes tiram mais o recesso forense. Porque não se faz igual a Justiça do Trabalho, pois o seu recesso é de 20/12 a 06/01 de cada ano. O que não podemos aceitar é: além das férias de trabalho a forense e mais outros beneficios. Ficando assim os processos parados nas varas porque o juiz esta de licença e outras vantagens. Ou então igualar os direitos do judiciários aos trabalhadores Privados, pois suas férias é só trinta dias, se faltar ao serviço perde os dias. Onde esta o direito realmente aplicado. DAR A CESAR O QUE É DE CESAR E A DEUS O QUE É DE DEUS. Esse que é o direito.
10/10/2006 21:08Fabricio M Souza (Advogado Sócio de Escritório - Empresarial)O que a OAB defendeu e que faz parte da EC45 fo...
O que a OAB defendeu e que faz parte da EC45 foi um tiro no pé. Ora, para os juízes foi uma maravilha, pois continuaram tirando férias duas vezes no ano e para eles a rigor, nada mudou! Ao contrário, tudo piorou para os advogados e as partes! Não conheço nenhum juiz que deixou de tirar férias. O que se vê, é o juiz tirar férias e a varas da qual é responsável, ficar a vê navios... tudo, com o beneplácito dos TJs Brasil a fora! Realmente, se tal reivindicação nasceu dentro da OAB, resta saber, qual foi o "iluminado" que defendeu tal idéia estapafurdia?

Comentários encerrados em 18/10/2006

A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.