Notícias
17 março 2006
Preocupação ambiental
TJ gaúcho suspende construção de hospital em área industrial
Está suspenso o início das obras de construção do Hospital Regional — Rede Sarah, no Distrito Industrial de Santa Maria (RS). A decisão é da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.
Os desembargadores entenderam que o local é inadequado para a instalação de uma unidade de saúde, já que há risco de poluição das empresas e de contaminação pela proximidade de um lixão urbano. Nenhuma obra poderá ser feita até que a primeira instância julgue o mérito da matéria.
O relator do recurso, desembargador Rogério Gesta Leal, destacou que as entidades ligadas ao meio ambiente confirmaram existir risco ambiental. Ele já havia concedido liminar, deferindo o efeito suspensivo, no dia 4 de novembro de 2005.
O Agravo de Instrumento foi ajuizado pelo Ministério Público contra a decisão da primeira instância. A Ação Civil Pública é movida contra o estado do Rio Grande do Sul e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Centro do estado.
De acordo com o MP, haveria, ainda, desperdício de recursos públicos porque o empreendimento consumiria mais de R$ 40 milhões num local em que as manifestações técnicas indicam ser inadequado.
Acompanharam o voto do relator os desembargadores Nelson Antonio Monteiro Pacheco e Paulo de Tarso Vieira Sanseverino.
Processo: 70.013.369.889
Revista Consultor Jurídico, 17 de março de 2006
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 13/03/2006 MPF acompanha estudos para construção de hidrelétricas
- 03/03/2006 Justiça mantém ordem de retirar bares de praia em SC
- 01/03/2006 MP-SP entra com ação ambiental contra obra do Rodoanel
- 20/02/2006 Juíza suspende construção de Febem em Osasco
- 14/02/2006 Fundação ambiental deve reparar danos de usina
Comentários
Comentários de leitores: 0 comentários
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 25/03/2006.