Notícias
14 março 2006
Súmula impeditiva
Supremo nega liminar em HC para acusado de tráfico de drogas
O comerciante Jorge Rafaat Toumani, acusado de integrar uma organização de tráfico internacional de drogas, vai continuar preso. Ao tentar obter o relaxamento de prisão no Supremo Tribunal Federal, ele encontrou um obstáculo: a Súmula 691.
Segundo a jurisprudência do tribunal, o STF não pode analisar pedido de liminar em Habeas Corpus contra liminar sobre o mesmo tema de outro tribunal superior. Com base na norma, o ministro Marco Aurélio entendeu que não poderia analisar o pedido do acusado até que o mérito de um pedido de Habeas Corpus fosse analisado no Superior Tribunal de Justiça.
O ministro argumentou que a Súmula 691 só pode ser afastada em “situação concreta em que salte aos olhos flagrante ilegalidade”. “Ademais, é de constatar a notícia, do decreto de prisão preventiva, de se encontrar o paciente cumprindo pena, considerado certo processo”, concluiu o ministro.
Jorge Rafaat Toumani alegava a existência de constrangimento ilegal pela falta de motivação da prisão preventiva decretada pela 1ª Vara Federal de Ponta Porã (MS) e pedia para que não fosse aplicada ao caso a Súmula 691.
HC 88196
Revista Consultor Jurídico, 14 de março de 2006
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 24/01/2006 Súmula 691 só pode ser afastada quando há ilegalidade
- 16/01/2006 STF só afasta aplicação em caso de flagrante ilegalidade
- 04/01/2006 Supremo enfrentou Executivo, Legislativo e imprensa
- 20/12/2005 Supremo não analisa pedido de HC de Oliveira Neves
- 16/12/2005 Supremo desconsidera mais uma vez a Súmula 691
- 10/12/2005 STF desconsidera Súmula 691 e concede HC a Gratz
Comentários
Comentários de leitores: 0 comentários
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 22/03/2006.