Direito de luto

Morreu nesta quarta-feira professor Franco da Fonseca, da USP

Autor

31 de maio de 2006, 21h23

Morreu, às 11 horas desta quarta-feira (31/5), em São Paulo, o professor José Roberto Franco da Fonseca. Ele dava aulas na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Franco da Fonseca era paulistano. Nasceu em 1935. Formou-se em Direito pela USP, onde defendeu sua tese de mestrado e doutorado. Logo depois, fez cursos de pós-doutorado na Universidade Livre de Bruxelas como bolsista da OEA — Organização dos Estados Americanos e do governo belga.

O professor foi aluno da Academia de Direito Internacional de Haia, na Holanda, e convidado do governo americano para visitar os Institutos de Estudos Latino-Americanos nos Estados Unidos. Em 1958, ingressou no Ministério Público paulista. Em 1982, foi promovido a procurador de Justiça e se aposentou em 1983.

Como professor da USP, ministrou as disciplinas de Direito Internacional e Direito Internacional Privado. Também ministrou conferências e cursos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e foi professor visitante da Escola de Direito em Guiné Bissau.

Franco da Fonseca foi indicado pelo governo brasileiro para ser membro do grupo de Árbitros do Mercosul em 1993. Fazia parte do Instituto Hispano-Luzo-Americano de Direito Internacional, a International Association e a Sociedade Brasileira de Direito Internacional.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!