Espionagem empresarial

Daniel Dantas presta depoimento à Justiça sobre caso Kroll

Autor

30 de maio de 2006, 15h48

O juiz federal Silvio Luís Ferreira da Rocha, da 5ª Vara Criminal, começou a ouvir na manhã desta terça-feira (30/5) o depoimento do empresário Daniel Dantas, dono do banco Opportunity. O interrogatório teve início por volta das 10h50. O empresário e outras 26 pessoas são investigados por interceptação telefônica ilegal e formação de quadrilha ou bando.

No último dia 16, a Justiça Federal ouviu a executiva Carla Cico, ex-presidente da Brasil Telecom. Os depoimentos dos dois deveriam ter acontecido no início do mês, mas o magistrado obedeceu à decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que concedeu Habeas Corpus adiando a data do interrogatório.

O adiamento foi solicitado pela defesa dos empresários, que alegavam não ter tido acesso aos 20 volumes do inquérito policial. O pedido havia sido negado pelo juiz Silvio Luis, que entendeu que os acusados tiveram acessos ao inquérito. No entanto, o TRF-3 deferiu o Habeas Corpus. A decisão não interferiu nos demais interrogatórios.

Os réus são acusados pelos crimes de interceptação telefônica ilegal e formação de quadrilha. Segundo a acusação, eles teriam contratado uma multinacional de investigações privadas para espionar executivos da Telecom Itália durante a disputa pelo controle da terceira maior empresa de telefonia fixa no país — a Brasil Telecom.

A Polícia Federal começou a apurar o caso Kroll em 2004, logo após a revelação de que as investigações da Kroll haviam atingido o então presidente do Banco do Brasil, Cássio Casseb, e o ministro–chefe da Secretaria de Comunicação do Governo e Gestão do governo Lula, Luiz Gushiken. Na época dos fatos, Gushiken, que ainda não era ministro, prestava assessoria aos fundos de pensão do Banco do Brasil e da Petrobras, entre outros, que também detêm participação acionária na Brasil Telecom.

Este texto foi atualizado em 31/10/06, com a exclusão dos nomes dos acusados, quando se contatou descabidas as imputações feitas à época dos fatos

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!