Notícias
10 maio 2006
Mulher no poder
Lula indica Cármen Lúcia para o Supremo Tribunal Federal
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, indicou nesta quarta-feira (10/5) a procuradora do estado de Minas Gerais, Cármen Lúcia Antunes Rocha, para o Supremo Tribunal Federal. Aprovada na sabatina do Senado, ela deve assumir a vaga deixada com a aposentadoria do ministro Nelson Jobim.
A mineira Cármen Lúcia Antunes Rocha tem 50 anos e foi aluna do ministro aposentado Carlos Velloso. É professora de Direito Constitucional da PUC de Minas Gerais, onde graduou-se. Guerreira, ela é conhecida por sua atuação eloqüente nas comissões da OAB Nacional e em movimentos pela reforma política e moralidade eleitoral. Foi procuradora-geral do estado de Minas Gerais no governo Itamar Franco.
Com a indicação, Cármen Lúcia será a segunda mulher a ocupar uma cadeira na mais alta corte de Justiça do país e a terceira representante de Minas na atual composição do tribunal. A procuradora produziu, durante o governo Fernando Henrique, alguns dos mais contundentes pareceres contra medidas adotadas pelo governo federal.
Já publicou, dentre outros livros, Direitos de e para todos, Perspectivas do Direito Público, Constituição e Segurança Jurídica e O Direito à Vida Digna. No final do ano passado, Cármen Lúcia coordenou o Fórum pela Moralidade Eleitoral como integrante da Comissão de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB.
A notícia da indicação de Cármen Lúcia foi saudada pelos ministros do Supremo com entusiasmo e receptividade. O Palácio do Planalto confirmou a indicação da procuradora uma hora depois de a ConJur publicar a notícia. A indicação será publicada nesta quinta-feira (11/5), no Diário Oficial da União.
Confira o currículo de Cármen Lúcia
1 - Dados Pessoais
1.1 - Nome: Cármen Lúcia Antunes Rocha
1.2 - Filiação: Florival Rocha e Anésia Antunes Rocha
1.3 - Estado Civil: Solteira
1.4 - Naturalidade: Montes Claros
1.5 - Nacionalidade: Brasileira
1.6 - Profissão: Advogada
2 - Nível de Formação
2.1 - Secundário
- Colégio Estadual Dom Lúcio Antunes de Sousa - Espinosa MG
- Colégio Sacré-Coeur de Jésus - Belo Horizonte MG
2.2 - Superior
- Curso de Graduação
Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1973 a 1977)
- Cursos de Pós Graduação
- Mestrado em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (1980/1981) - dissertação defendida em 1982
- Doutorado em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1982/1983)
- Especialização em Direito de Empresa pela Fundação Dom Cabral (1979)
2.3 - Cursos de Idioma
- Curso Básico e Avançado de Francês pela ETIMIG (1972/1973)
- Curso de Francês (CEPAL) pela Aliança Francesa/MG (1974)
- Curso de Francês (Nancy I, II e III, pela Aliança Francesa/MG (1975 a 1978)
- Curso Comercial de Francês, pela Aliança Francesa/MG (1979)
- Curso de Italiano, pela Faculdade de Filosofia e Letras da UFMG (1978/1979)
- Curso de Espanhol, pela Faculdade de Filosofia e Letras da UFMG (1980)
- Curso de Alemão, pelo Goethe Institut (1978/1979)
3 - Atividades Profissionais
- Advogada
- Procuradora do Estado de Minas Gerais
- Professora Titular de Direito Constitucional da Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
- Membro da Comissão de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB
(1994-
- Membro da Comissão de Reforma Constitucional da Seccional Mineira da OAB
(1993)
- Membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB
- Diretora da Revista do Instituto dos Advogados Brasileiros - IAB
4 - Teses e Publicações
4.1 - Livros
4.1.1 - “O Princípio Constitucional da Igualdade”, livro publicado pela Editora Lê, 1990.
4.1.2 - “Constituição e Constitucionalidade”, livro publicado pela Editora Lê, 1991.
4.1.3 - “Princípios Constitucionais da Administração Pública”, livro publicado pela Editora Del Rey, 1994.
4.1.4 - “Estudo sobre Concessão e Permissão do Serviço Público no Brasil”, livro publicado pela Editora Saraiva, 1996.
4.1.5 - “República e Federação no Brasil”, livro publicado pela Editora Del Rey, 1997.
4.1.6 - “Mandado de Segurança e Mandado de Injunção”, coletânea publicada sob a coordenação de Sálvio de Figueiredo Teixeira pela Editora Saraiva (1990)
4.1.7 - “O Cidadão e a Justiça”, livro publicado sob a coordenação de Sálvio de Figueiredo Teixeira pela Editora Saraiva (1993)
4.1.8 - “Perspectivas do Direito Público - Estudos em Homenagem a Miguel Seabra Fagundes”, coordenação geral, publicado pela Editora Del Rey (1995)
Rodrigo Haidar é chefe de redação da revista Consultor Jurídico.
Revista Consultor Jurídico, 10 de maio de 2006
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 03/05/2006 Ellen Gracie pode assumir a Presidência do Brasil
- 07/04/2006 Carlos Alberto Direito cresce na disputa para o STF
- 30/03/2006 Depois de 177 anos, Supremo tem mulher na presidência
- 15/03/2006 Ellen Gracie é a primeira mulher a presidir o Supremo
- 07/03/2006 Emenda da verticalização não traz choque entre poderes
- 06/02/2006 Fui escolhido por critérios técnicos, diz Lewandowski
- 19/01/2006 Aposentar juiz aos 70 anos é coisa de país rico
Comentários
Comentários de leitores: 22 comentários
DATA VENIA, MAIS OS ACERTOS NAS ESCOLHAS DE AUT...
Sem dúvida uma jurista com capacidade suficient...
Sem dúvida uma jurista com capacidade suficient...
Ver todos comentários
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 18/05/2006.