Confusão no fórum

Advogado da Daslu recebe voz de prisão em audiência

Autor

10 de maio de 2006, 22h57

Uma audiência para oitiva de testemunhas de acusação na ação contra dirigentes da Daslu nesta quarta-feira (10/5) acabou em confusão. O procurador da República Matheus Baraldi Magnani, de Guarulhos (SP), chegou a dar voz de prisão ao advogado Octávio César Ramos.

Representante de Antonio Piva de Albuquerque — irmão de Eliana Tranchesi, dona da megabutique — o advogado teria insinuado que uma testemunha havia sido orientada pelo Ministério Público Federal. Ofendido, o procurador deu voz de prisão ao defensor. Primeiro, por desacato. Depois, afirmou que o advogado cometeu crime contra a honra.

A discussão durante a audiência começou a esquentar porque o advogado, que tomou parte da defesa um dia antes da audiência, afirmou que não pôde estudar os onze volumes do processo. Assim, pediu o adiamento da oitiva.

O procurador reagiu atribuindo aos acusados a estratégia de constituir novos advogados dias antes das audiências para “procrastinar o andamento dos trabalhos”. A discussão cresceu e teve seu ápice com a voz de prisão por parte do integrante do MPF.

A Comissão de Prerrogativas da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil foi acionada para verificar se havia abuso de autoridade no ato do procurador — caso entendesse que o procurador passou dos limites, poderia também dar voz de prisão por abuso de autoridade a Magnani, como já aconteceu em outras ocasiões

Mas antes mesmo que o presidente da comissão, Mário de Oliveira Filho, chegasse a Guarulhos, as partes se compuseram. Ainda assim, o procurador afirmou que representará contra o advogado junto à OAB.

A Comissão de Prerrogativas, por sua vez, pretende instaurar processo de desagravo público ao advogado e analisar se houve abuso de autoridade no ato do procurador. “Se houve excessos por parte do procurador, vamos requerer a abertura de ação penal por abuso de autoridade”, afirmou Oliveira Filho.

Subfaturamento

Em 13 de dezembro, a juíza Maria Isabel do Prado, da 2ª Vara de Justiça Federal de Guarulhos, aceitou denúncia do Ministério Público Federal e abriu processo contra Eliana Tranchesi e outros seis acusados por um esquema de subfaturamento de mercadorias.

Eliana Tranchesi é acusada de formação de quadrilha, contrabando e falsidade ideológica e, caso seja condenada, pode pegar até 21 anos de prisão. A dona de megabutique foi alvo de uma operação da Polícia Federal batizada de Narciso.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!