Notícias

25 junho 2006

Briga dos recursos

Governo de SP questiona criação de instituto de pesquisa

O governo do estado de São Paulo está questionando, no Supremo Tribunal Federal, por meio de Ação Direta de Inconstitucionalidade, a Lei estadual 9.162/95, que cria e organiza o Consip — Conselho das Instituições de Pesquisa do Estado de São Paulo.

De acordo com o governo, o artigo 8º da lei, ao estabelecer que os recursos financeiros necessários à manutenção e funcionamento do Consip “serão assegurados pela unidade orçamentária a que o mesmo estiver subordinado”, afronta o artigo 167, inciso II, da Constituição Federal, que veda despesas superiores aos créditos orçamentários ou adicionais. “Não podem ser sancionados projetos de lei que, acarretando aumento de despesa pública, omitam a indicação de recursos disponíveis, adequados ao atendimento dos novos encargos”, diz a ação.

De acordo com a ADI, a lei paulista viola o princípio da separação dos Poderes (artigo 2º da Constituição Federal), bem como o artigo 61, parágrafo 1º, inciso II, alínea 'e', que reserva ao chefe do Executivo a iniciativa das leis instituidoras de órgãos públicos em geral. Para o estado, “lei com tal conteúdo só pode derivar de projeto de iniciativa do chefe do Poder Executivo, não de propositura parlamentar”. O relator é o ministro Gilmar Mendes.

ADI 3.751

Revista Consultor Jurídico, 25 de junho de 2006

Comentários

Comentários de leitores: 2 comentários

27/06/2006 08:24 Bira (Industrial)
Este conselho segue a "mamata" da criação de si...
Este conselho segue a "mamata" da criação de sindicatos - via CF 88, sustentados pelo povo que passa fome e algum tipo de necessidade basica. Outra "mamata" virá via MP293 e 294.
25/06/2006 17:16 allmirante (Advogado Autônomo)
Infelizmente esta gente do PSDB insiste em burl...
Infelizmente esta gente do PSDB insiste em burlar, em subverter qualquer norma ou tradição. São os professores do PT. A podridão da falcatrua cairá com as folhas de outono.

A seção de comentários deste texto foi encerrada em 03/07/2006.