Choque elétrico

Concessionária é responsável por acidente com fio de alta tensão

Autor

14 de julho de 2006, 14h24

Concessionárias de energia são responsáveis pelos danos causados por choque elétrico em fio de alta tensão. O entendimento é da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. O TJ condenou a Cemig — Companhia Energética de Minas Gerais a pagar R$ 70 mil, por danos morais, por acidente com fio de distribuição de energia.

Uma moradora de Belo Horizonte encostou acidentalmente em fio de alta tensão que estava a menos de 50 centímetros do terraço de sua casa. Ela sofreu queimaduras de 3º grau em várias partes do corpo e exposição de tendões. A vítima teve de amputar o dedão do pé direito e aplicar enxertos e tecidos no antebraço, pulso e mão.

A Cemig alegou irregularidades na construção do prédio existente às margens da fiação. O argumentou foi rejeitado.

Para os desembargadores, não ficou comprovado que o imóvel da vítima foi edificado de forma clandestina e contrária às normas de Postura Municipal, avançando demais em direção à via pública. “O perigo de acidente era tão evidente que a própria Cemig efetuou os reparos necessários no local, após o acidente”, assinalaram.

Para o TJ, a responsabilidade civil da concessionária é objetiva e, portanto, independe da prova de culpa. “Existe uma relação de causa entre o acidente e o dano. Nesses casos, para se eximir da responsabilidade indenizatória, compete à concessionária provar que a culpa foi exclusiva da vítima ou o fato ocorreu por força maior”, ressaltaram os desembargadores.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!