Notícias
5 julho 2006
Mesmo barco
Suzane não consegue julgamento separado de irmãos Cravinhos
O desembargador Damião Cogan, da 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, negou liminar em favor de Suzane von Richthofen. Ela queria que seu julgamento fosse separado dos outros dois acusados – Daniel e Cristian Cravinhos. A defesa de Suzane pediu que ela comparecesse ao Júri depois dos irmãos Cravinhos. A Justiça rejeitou o pedido.
O julgamento dos três está marcado para o próximo dia 17. A sessão no 1º Tribunal do Júri da Capital paulista deveria ter ocorrido no mês passado, mas foi adiada por manobras dos advogados.
Suzane é acusada pelo assassinato dos pais, Marisia e Manfred von Richthofen, em outubro de 2002. Os irmãos Christian e Daniel Cravinhos também respondem pelo mesmo crime.
Histórico
Marísia e Manfred morreram a golpes de barra de ferro. Os três foram denunciados pelo Ministério Público por crime de duplo homicídio triplamente qualificado por motivo torpe, meio cruel e impossibilidade de defesa da vítima.
Os advogados de Suzane entraram com pedido de liminar em Habeas Corpus, no Supremo Tribunal Federal, semana passada, para que ela tenha liberdade provisória restabelecida. Suzane está recolhida no Centro de Ressocialização de Rio Claro (SP).
O pedido foi ajuizado contra decisão da 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, que mandou Suzane de volta à prisão. A defesa sustenta que a acusada nunca se recusou nem se omitiu a comparecer a juízo, “até mesmo na circunstância absolutamente constrangedora de ser presa”.
A defesa ressalta que a repercussão do crime e clamor social não são justificativas legais para a decretação da prisão preventiva.
Fernando Porfírio é repórter da revista Consultor Jurídico
Revista Consultor Jurídico, 5 de julho de 2006
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 04/07/2006 STF nega pedido de liberdade de Suzane Richthofen
- 03/07/2006 Suzane Richthofen pede liberdade provisória ao STF
- 29/06/2006 STJ manda retirar fita de TV do processo de Suzane
- 29/06/2006 Suzane Richthofen deve voltar para a prisão
- 28/06/2006 Julgamento do HC de Suzane é retomado nesta quinta
- 27/06/2006 Defesa de Suzane tenta desmembrar e adiar júri
- 20/06/2006 Pedido para tirar entrevista não será julgado nesta quarta
- 20/06/2006 MPF dá parecer contra pedidos de Suzane e Cravinhos
- 08/06/2006 MPF se posiciona contra recurso dos irmãos Cravinhos
Comentários
Comentários de leitores: 3 comentários
A reporte Lilian Matsuura, em sua matéria, ente...
Esse comentário está no lugar errado, e peço de...
Que bom seria que todo trabalhador, pelo menos,...
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 13/07/2006.