Via rápida

Em Recife, Justiça resolve conflitos de trânsito na hora

Autor

25 de janeiro de 2006, 12h59

Pernambuco parece ter encontrado um caminho para resolver rapidamente os conflitos provocados por acidentes de trânsito. O Juizado de Trânsito de Pernambuco tem dado resultados positivos desde o início de suas atividades, em novembro do ano passado. Só no primeiro mês de funcionamento, 50 conflitos de trânsito foram intermediados pelo órgão, nos quais houve 100% de conciliações. Bahia, Espírito Santo, Ceará e Paraíba também já aderiram ao serviço, oferecendo agilidade processual aos usuários da Justiça.

O atendimento do Juizado de Trânsito é prestado no local do acidente. Uma das partes liga para a Unidade Móvel que chega ao local em cerca de 20 minutos. Registrada a queixa, inicia-se o processo, que pode ser concluído no mesmo dia, caso haja a conciliação entre as partes. Em seguida, a ação é encaminhada ao juiz para que ele homologue a sentença.

Segundo o coordenador dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça de Pernambuco, José Arteiro, “a elevada aceitação de acordos por parte dos usuários reforça o principal objetivo dos juizados em geral, que é a celeridade na solução dos litígios”. Apesar disso, Arteiro sugere uma maior divulgação do Juizado Móvel, diante da possibilidade de ampliação da demanda.

Como todo Juizado Especial, o de trânsito facilita o acesso à Justiça, mas somente para casos de menor gravidade. Por conta disso, as unidades móveis só podem intervir em acidente sem vítimas fatais ou sem feridos graves; com danos de até R$ 12 mil e sem o envolvimento do patrimônio público.Nas situações que não atendem a estes limites, a ocorrência deve ser registrada na delegacia do bairro onde houve o acidente.

O Juizado Especial de Trânsito conta com 10 servidores formados em Direito designados para a função de mediadores, além de juizes, que atuam na sede do Juizado. O juizado especial opera ao lado do Juizado Cível no 6° Fórum Universitário, situado na Faculdade Integrada do Recife, conveniada ao Tribunal de Justiça de Pernambuco. Para o funcionamento da unidade, o acordo estabelece o fornecimento pela faculdade do espaço físico e de outros materiais. O TJ-PE disponibiliza servidores e juizes. Os estudantes de Direito da FIR, ao cursarem a cadeira de Prática Jurídica, estagiam no 6° Fórum.

“Essa parceria beneficia ambas as instituições. Os estudantes têm oportunidade de faze um estágio diferenciado e a sociedade também se beneficia com a comodidade de uma prestação jurisdicional ágil e também diferenciada”, observa Arteiro. Outra entidade que colabora com o juizado móvel é a CTTU — Companhia de Trânsito e Transporte Urbano. Caso as partes envolvidas no acidente solicitem sua ajuda, ela aciona uma das três Unidades Móveis.

O Juizado atua somente na comarca do Recife, funcionando de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 7h às 19h. Para solicitar o atendimento, as partes devem ligar para os telefones (81) 3226-1904 ou o 0800-280200.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!