Tecnologias licenciadas

Monsanto e Dow Chemical resolvem disputa por patentes

Autor

19 de janeiro de 2006, 11h51

A Monsanto, maior empresa mundial no desenvolvimento de produtos agrícolas geneticamente modificados, e a Dow Chemical, maior fabricante de produtos químicos dos Estados Unidos, aceitaram licenciar as tecnologias de produção de sementes uma da outra após terem resolvido algumas disputas referentes a patentes. As informações são do jornal Gazeta Mercantil

As empresas licenciarão tecnologias para tornar o milho, a soja e o algodão resistentes a insetos e herbicidas, disseram em comunicado conjunto a Monsanto, e a Dow AgroSciences, divisão da Dow Chemical, ambas sediadas nos Estados Unidos. A Dow ampliará o licenciamento da tecnologia da Monsanto que promove a resistência ao herbicida Roundup no milho, e a Monsanto obterá uma licença para utilizar a tecnologia Widestrike, da Dow para o algodão na América do Sul e no México.

A Dow e a Monsanto aceitaram suspender ações judiciais concorrentes a respeito de patentes, que visavam determinar quem inventou os genes sintéticos da BT — Bacillus thuringiensis, uma bactéria do solo utilizada para tornar as plantas resistentes a insetos. As empresas vão conceder umas à outra as licenças para a utilização das tecnologias BT, disseram as companhias. Os termos do acordo não foram revelados.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!