Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Bebês anencéfalos

STJ nega pedido para facilitar doação de órgãos de bebê anencéfalo

O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Edson Vidigal, rejeitou Mandado de Injunção que pretendia incluir na Lei de Doação de Órgãos um parágrafo para facilitar a autorização para que bebês anencéfalos possam ter seus órgãos doados.

Na decisão, Vidigal afirmou que o Mandado de Injunção não serve para alterar lei ou ato normativo já existente, ainda que sob a alegação de ser incompatível com a Constituição Federal. O ministro destacou que o recurso é uma garantia constitucional que visa suprir a omissão do Poder Público que dificulte ou inviabilize o exercício de um direito ou das liberdades constitucionais.

A ação foi ajuizada pelo Instituto Ponto de Equilíbrio — Elo Social Brasil para complementação da Lei de Doação de Órgãos (Lei 9.434/97). O instituto pretendia acrescer à lei um parágrafo único no qual fosse determinado que “a criança que nascer sem cérebro e seus familiares quiserem doar seus órgãos, terá o laudo que ateste a falta de cérebro como substituto do laudo que atestaria morte cerebral”.

A instituição justificou o pedido com o argumento de que não é possível atestar a morte cerebral — como exige a lei — de bebê sem cérebro. Os argumentos, contudo, foram rejeitados.

MI 195

Revista Consultor Jurídico, 12 de janeiro de 2006, 17h16

Comentários de leitores

1 comentário

Muito me admira Sr. ministro alegar que nao tem...

Gilda Alves Pascuetto (Estudante de Direito - Administrativa)

Muito me admira Sr. ministro alegar que nao tem como atestar sua morte,pois é um fato tao LOGICO E OBVIO se nao tem cerebro como provar que esta vivo?lhe devolvo a pergunta. e assim deixaram mais uma vez uma criança que poderia conseguir um coração juntamente com essa familia continuar sua peregrinação atraz de um orgão pois a justiça é tao lenta que sua sentença chegou apos o prazo de poder ser um feto anencefalo seu doador.parabéns

Comentários encerrados em 20/01/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.