Cartela vazia

Justiça anula autorizações para bingos em Santa Catarina

Autor

10 de janeiro de 2006, 20h20

Estão invalidadas as autorizações da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina para o funcionamento dos estabelecimentos de jogos de azar no estado, especialmente bingos e videoloterias. A decisão é do juiz federal substituto Zenildo Bodnar, da Vara Federal de Brusque, que atendeu ao pedido de liminar da União e do Ministério Público Federal em Ação Civil Pública. Cabe recurso.

O juiz determinou à companhia que comunique aos estabelecimentos, em 30 dias, que as autorizações de funcionamento foram consideradas ilegais. Bodnar declarou a inconstitucionalidade das leis estaduais que permitiriam a exploração dos jogos, por usurpação de competência privativa da União, e, por conseqüência, reconheceu a invalidade de todas as autorizações concedidas pela Codesc. Segundo Bodnar, a abrangência estadual da decisão visa a “garantir que a lei seja cumprida com isonomia em todo o estado”.

Na liminar, o juiz também determinou a expedição de ofícios a todas as delegacias da Polícia Federal em Santa Catarina, bem como à Superintendência em Florianópolis, informando os termos da decisão e solicitando a adoção, no exercício do poder de polícia da União, das providências necessárias ao fechamento das casas de bingo, videoloterias e similares, que estejam operando com autorização da Codesc ou clandestinamente no estado.

O secretário de Segurança Pública também deverá receber ofício com a solicitação de apoio ao cumprimento da decisão em Santa Catarina. O diretor de loterias da Codesc deverá juntar ao processo, em 60 dias, cópias de todas as comunicações enviadas aos operadores de jogos, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. Na mesma decisão, o juiz também determinou o fechamento imediato dos estabelecimentos administrados por quatro empresas, situados na região de Brusque.

A multa em caso de descumprimento é de R$ 100 mil. Segundo Bodnar, a jurisprudência dos tribunais é pacífica no sentido de que a competência para legislar sobre jogos é privativa da União. “O Supremo Tribunal Federal já sacramentou a questão no julgamento da Adin [Ação Direta de Inconstitucionalidade] questionando a competência do Distrito Federal”, citou o juiz, lembrando que o Supremo reconheceu a competência da União.

Processo 2005.72.08.001176

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!