Carteira falsa

Falso advogado é preso no Espírito Santo com carteira da OAB

Autor

5 de janeiro de 2006, 18h09

A Polícia prendeu nesta quarta-feira (4/1), em Vitória (ES), um homem que atuava há um ano e meio como advogado com a carteira falsa da Ordem dos Advogados do Brasil. Fernando Vitorino Candeia da Hora, 35 anos, usava o número da OAB de um advogado capixaba.

“Há cerca de um ano e meio, ele me procurou e me pediu para ajudá-lo. Fernando disse que era advogado, mas a inscrição dele era de outro estado, por isso, não estava conseguindo atender clientes aqui. Ele me passava os casos e não me pedia porcentagem”, contou o advogado vítima do golpe.

O profissional disse que atendeu a duas pessoas indicadas pelo acusado. Pouco tempo depois, Fernando voltou ao escritório da vítima e pediu um modelo de procuração. “Disse que estava com um cliente importante. Não podia imaginar que era um golpe, afinal ele havia me ajudado”.

Com um documento timbrado, o falso advogado começou a atender clientes de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Chegou a fazer petições. Há um ano, o verdadeiro advogado foi acionado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

O tribunal pediu que ele comprovasse o número da OAB, já que havia outro profissional com a mesma inscrição. Sem saber do golpe, o homem foi acionado por Fernando para ir à delegacia, defendê-lo. No local, foi avisado do esquema.

Fernando Vitorino já esteve preso acusado de falsidade ideológica. Ele foi detido em Linhares, Norte do Espírito Santo, em 1998, e cumpriu pena de seis meses, conseguindo depois liberdade condicional. Após ser solto, o acusado abriu a empresa de cobrança Decob Departamento Especializado em Cobrança, em sociedade com a mulher e advogou em causas trabalhista, penal, cível e de família. O falso advogado foi autuado por falsidade de documentos públicos e particulares, uso de documentos falsos e falsidade ideológica.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!