Notícias
4 janeiro 2006
Processado por calúnia
Ex-prefeito baiano não consegue liminar para voltar ao cargo
O ex-prefeito da cidade de São Francisco do Conde (BA), Antônio Carlos Vasconcelos Calmon, não conseguiu liminar para voltar ao cargo e trancar a Ação Penal que responde pelos crimes de calúnia, difamação e injúria. A decisão é do presidente em exercício do Superior Tribunal de Justiça, ministro Antônio de Pádua Ribeiro.
O ministro entendeu que nesta fase processual só cabe verificar se há constrangimento ilegal mas “não há como incursionar, desde logo, ao terreno definitivo da prestação, cujo exame caberá exclusivamente ao colegiado, no momento oportuno”.
Pádua Ribeiro remeteu o processo ao Ministério Público Federal, para que emita parecer sobre o caso.
Histórico
O vereador Antônio Alberto apresentou queixa-crime contra o ex-prefeito alegando que foi ofendido por declarações prestadas durante uma sessão solene da Câmara dos Vereadores.
Recebida a inicial e instaurada a Ação Penal, o Tribunal de Justiça da Bahia decidiu afastar do cargo o prefeito. Inconformado, Magno Burgos entrou com pedido de Habeas Corpus alegando carência de fundamentação e de motivação do julgado, além da ausência de causa a justificar a ação. Assim, o prefeito afastado pediu o trancamento da ação para que pudesse retornar ao cargo para o qual foi eleito.
HC 52.100
Revista Consultor Jurídico, 4 de janeiro de 2006
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 27/12/2005 Ex-prefeito responde ação por desviar verbas públicas
- 23/12/2005 PGR pede suspensão de lei do estado do Pará
- 29/11/2005 Prefeito de Goiânia paga por uso indevido de imagem
- 23/11/2005 TJ suspende denúncia contra ex-prefeito de Campos
- 01/11/2005 Prefeito não precisa de autorização para fechar contrato
Comentários
Comentários de leitores: 0 comentários
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 12/01/2006.