Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Dinheiro do contribuinte

Ação exige aplicação do dinheiro da Cide em infra-estrutura

O advogado Luiz Carlos Crema entrou com pedido de Mandado de Segurança no Supremo para obrigar o presidente da República a aplicar os recursos arrecadados com os impostos relativos ao consumo de combustível, serviços telefônicos e energia elétrica no financiamento de projetos ambientais e em programas de infra-estrutura de transportes, entre outros. A ação foi distribuída ao ministro Sepúlveda Pertence.

Crema alegou que os valores arrecadados com a Cide — Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico, os fundos da Fistel — Fiscalização das Telecomunicações, da Fust — Universalização dos Serviços de Telecomunicações e da Aneel — Agência Nacional de Energia Elétrica foram criados para estes fins e que a União ainda não aplicou o dinheiro como deveria.

Para o advogado, a arrecadação está vinculada a uma aplicação específica, mas acabou por onerar a produção e o custo dos produtos consumidos. Luiz Carlos Crema ainda sustenta que tem sido de praxe do governo o descumprimento da lei orçamentária e que a não aplicação dos recursos arrecadados implica em violação aos princípios constitucionais da legalidade, moralidade e da eficiência.

O advogado pede a concessão de liminar para determinar a plena aplicação dos recursos e, no mérito, que se declare a responsabilidade do presidente e a inconstitucionalidade da cobrança dos tributos, já que não estão sendo aplicados corretamente.

MS 25.743

Revista Consultor Jurídico, 3 de janeiro de 2006, 17h16

Comentários de leitores

2 comentários

Prezado Dr. Luiz Carlos Crema, acho que sua açã...

JCláudio (Funcionário público)

Prezado Dr. Luiz Carlos Crema, acho que sua ação caiu nas mãos erradas. Considero o Ministro Sepúlveda Pertence um Petista até a alma. Estas tais autoridades, que estão encasteladas dentro do Supremo, não estão nem um pouco preocupadas com o que os governantes deste país fazem com o dinheiro arrecadado dos impostos. O resultado está aí. O apedeuta do Presidente, agora que resolve se mexer para resolver o problemas das nossas estradas, sem falar na falência da saúde, educação e etc. que estão precisando de medidas urgentes para que seus problemas sejam resolvidos. Mas que infelizmente o apedeuta não está nenhum pouco preocupado com estes problemas.

um exeMplo, em busca de um BASTA !!!!

zanarddi (Advogado Assalariado)

um exeMplo, em busca de um BASTA !!!!

Comentários encerrados em 11/01/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.