Justiça em números: recorribilidade nos estados é baixa
27 de fevereiro de 2006, 17h20
Para quem defende a tese de que a primeira instância serve apenas de passagem, um dado importante: a média de recursos das decisões monocráticas na Justiça estadual para os tribunais é de apenas 9,29%. As decisões dos juízes vêm sendo mais aceitas até mesmo do que as dos desembargadores. Na segunda instância, essa taxa de recorribilidade sobe para 13,26%.
O mito de que a primeira instância serve apenas de passagem para os Tribunais de Justiça e superiores, no entanto, não é de todo sem fundamento. Quase metade, 46,63%, das decisões dos juízos de primeiro grau que sobem como recurso para a instância superior é reformada nos tribunais. No Amazonas, esse número sobe para alarmantes 61,33%.
Todos esses dados fazem parte do Justiça em Números — Indicadores Estatísticos do Poder Judiciário, levantamento do Conselho Nacional de Justiça sobre o Judiciário brasileiro, divulgado na semana passada, com números referentes a 2004. É a segunda vez que o Justiça em Números é feito. O primeiro, com dados de 2003, foi divulgado no ano passado.
Analisados em conjunto, os números podem explicitar melhor questões que já viraram lugares comuns entre a população. Um exemplo é a crença consolidada sobre a morosidade da Justiça, definida no levantamento do CNJ pela taxa de congestionamento. Na Justiça Estadual de primeira instância, a taxa média de congestionamento é de 80,51%. Em segunda instância, esse número cai para 52,17%.
Em primeira instância, o congestionamento dos estados é praticamente igual. O mais entupido é o Ceará (92,51%) e o mais livre é Sergipe (51,90%). Nos Tribunais de Justiça, as disparidades já são maiores. Ceará continua o campeão, com taxa de congestionamento de 93,56%. O tribunal com melhor desempenho é o de Goiás, com taxa de congestionamento de 9,45%.
Em valores absolutos, a campeã de processos ainda é São Paulo. A cada ano, quase 4 milhões de ações são entregues ao primeiro grau do Judiciário paulista. São, aproximadamente, 2,6 mil novos processos por juiz anualmente.
Embora influencie diretamente na morosidade, o investimento no Judiciário estadual não obedece à lógica da taxa de congestionamento. O estado mais entupido não é o que menos gasta proporcionalmente com a Justiça. Ceará, por exemplo, gasta apenas 3,83% da despesa pública com o Judiciário, número abaixo da média, que é de 5,04%, mas semelhante ao de Goiás, o menos congestionado, que destina 3,87% da sua despesa para o Judiciário. Isso significa que nem sempre a maior disponibilidade de recursos significa maior produtividade do Judiciário.
Esta relação fica mais explicitada quando se leva em conta o gasto em Justiça por habitante. Neste caso, o campeão em produtividade, Goiás, com R$ 51,14 de gastos por habitante está abaixo da média nacional (R$ 68,57), mas é quase o dobro do último colocado, Ceará, com R$ 33,56.
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que administra ele próprio os recursos gerados pelo Judiciário Fluminense, gasta R$ 91,32, quase R$ 20 a mais do que o Tribunal de Justiça de São Paulo, com certeza o que se encontra em situação mais complicada pela complexidade e tamanho de seu estoque de ações à espera de julgamento.
O levantamento do CNJ traz, ainda, outras informações relevantes, como os gastos com a informática, um dos grandes desafios para a modernização do Judiciário. Apenas 1,76% do orçamento dos Tribunais de Justiça é gasto com a informatização. Os números servem, antes de tudo, para traçar um panorama geral da situação de cada estado, uma vez que prevalece a máxima de que cada unidade da Justiça funciona como uma unidade autônoma e independente, desligada do restante.
Em entrevista à Consultor Jurídico, a pesquisadora Maria Tereza Sadek revelou a dificuldade de se fazer um estudo sobre o Judiciário brasileiro. Nos números, apresentados pelo CNJ, essa dificuldade ainda é evidente. A precariedade das estatísticas ainda se deve ao déficit de informações fornecidas pelos tribunais. No levantamento do CNJ, esse déficit é marcado apenas pela palavra “indisponível”.
Veja os números:
Taxa de congestionamento da Justiça Estadual — 2º grau
UF |
Sentenças | Casos novos | Casos pendentes | Taxa |
AC | ———- | 1.291 | ———- | ——– |
AL | 3.023 | 4.312 | 15.052 | 84,39% |
AP | ———- | ——- | ———- | ——- |
AM | 7.315 | 9.340 | 2.833 | 39,91% |
BA | 12.639 | 21.042 | 98.368 | 89,42% |
CE | 6.508 | 17.159 | 83.842 | 93,56% |
DF | 28.332 | 36.774 | 51.235 | 67,81% |
ES | 10.952 | 14.990 | 15.617 | 64,22% |
GO | 31.728 | 26.509 | 8.529 | 9,45% |
MA | 4.546 | 10.209 | 2.254 | 63,52% |
MT | 12.562 | 12.753 | 5.800 | 32,29% |
MS | 22.190 | 18.151 | 7.868 | 14,72% |
MG | 43.730 | 46.267 | 94.822 | 69,01% |
PA | 4.318 | 9.050 | 5.249 | 69,80% |
PB | 11.883 | 11.766 | 7.332 | 37,78% |
PR | 63.072 | 63.889 | 25.001 | 29,04% |
PE | 10.186 | 21.196 | 34.825 | 81,82% |
PI | 2.677 | 2.883 | 1.289 | 35,83% |
RJ | 86.842 | 91.356 | 24.424 | 24,99% |
RN | 3.897 | 4.225 | 5.757 | 60,96% |
RS | 235.676 | 224.024 | 66.160 | 18,78% |
RO | 6.739 | 8.196 | 3.210 | 40,92% |
RR | ———- | ——- | ———- | ——– |
SC | 35.572 | 41.293 | 32.417 | 51,74% |
SP | 93.620 | 119.568 | 267.701 | 75,83% |
SE | 7.010 | 8.345 | 4.194 | 44,09% |
TO | 1.344 | 2.536 | ———- | ——– |
Média | 22.204 | 25.129 | 37.556 | 52,17% |
Taxa de congestionamento da Justiça Estadual — 1º grau
UF | Sentenças | Casos novos | Casos pendentes | Taxa |
AC | ———- | 18.397 | ———- | ——- |
AL | ———- | ——- | ———- | ——- |
AP | ———- | ——- | ———- | ——- |
AM | 40.990 | 89.124 | 194.966 | 85,57% |
BA | 206.605 | 297.736 | 1.313.571 | 87,18% |
CE | 57.748 | 184.295 | 586.715 | 92,51% |
DF | 199.433 | 187.864 | 379.425 | 64,84% |
ES | 142.813 | 137.051 | ———- | ——- |
GO | 160.408 | 261.529 | 708.567 | 83,46% |
MA | 54.770 | 84.465 | 221.851 | 82,12% |
MT | 87.841 | 134.068 | 397.361 | 83,47% |
MS | 98.972 | 156.561 | 390.455 | 81,91% |
MG | 612.039 | 1.014.026 | 1.385.736 | 74,50% |
PA | 38.014 | 137.354 | 348.869 | 92,18% |
PB | 87.078 | 129.088 | 198.165 | 73,39% |
PR | 293.513 | 530.622 | 1.512.120 | 85,63% |
PE | 849.077 | 265.656 | 40.109 | ——- |
PI | 57.488 | 48.029 | 149.075 | 70,83% |
RJ | 343.758 | 467.790 | 3.129.197 | 90,44% |
RN | 30.338 | 84.664 | 138.741 | 86,42% |
RS | 667.354 | 869.532 | 1.782.195 | 74,83% |
RO | 55.370 | 67.926 | 166.412 | 76,37% |
RR | ———- | ——- | ———- | ——- |
SC | 238.494 | 496.449 | 1.320.149 | 86,87% |
SP | 2.026.087 | 3.986.675 | 10.242.524 | 85,76% |
SE | 70.482 | 81.278 | 65.246 | 51,90% |
TO | 32.519 | 39.943 | ———- | ——- |
Média | 259.967 | 407.088 | 1.174.831 | 80,51% |
Taxa de recorribilidade da Justiça Estadual — 2º grau
UF | Recursos | Processos julgados | Taxa |
AC | ———- | ———- | ———- |
AL | ———- | 3.023 | ———- |
AP | 21 | ———- | ———- |
AM | 917 | 7.315 | 12,54% |
BA | 470 | 12.639 | 3,72% |
CE | 1.548 | 6.508 | 23,79% |
DF | 3.405 | 28.332 | 12,02% |
ES | ———- | 10.952 | ———- |
GO | 6.482 | 31.728 | 20,43% |
MA | 552 | 4.546 | 12,14% |
MT | ———- | 12.562 | ———- |
MS | 3.646 | 22.190 | 16,43% |
MG | 6.696 | 43.730 | 15,31% |
PA | 588 | 4.318 | 13,62% |
PB | 1.207 | 11.883 | 10,16% |
PR | ———- | 63.072 | ———- |
PE | 970 | 10.186 | 9,52% |
PI | 406 | 2.677 | 15,17% |
RJ | 42.410 | 86.842 | 48,84% |
RN | 340 | 3.897 | 8,72% |
RS | 27.008 | 235.676 | 11,46% |
RO | 811 | 6.739 | 12,03% |
RR | ———- | ———- | ———- |
SC | 2.562 | 35.572 | 7,20% |
SP | 11.541 | 93.620 | 12,33% |
SE | 1.547 | 7.010 | 22,07% |
TO | ———- | 1.344 | ———- |
Média | 5.656 | 19.266 | 13,26% |
Taxa de recorribilidade da Justiça Estadual — 1º grau
UF | Recursos | Processos julgados | Taxa |
AC | ————- | ————- | ————- |
AL | ————- | ————- | ————- |
AP | ————- | ————- | ————- |
AM | 2.717 | 40.990 | 6,63% |
BA | 10.888 | 206.605 | 5,27% |
CE | 12.609 | 57.748 | 21,83% |
DF | 2.380 | 199.433 | 1,19% |
ES | ————- | 142.813 | ————- |
GO | 19.477 | 160.408 | 12,14% |
MA | 4.051 | 54.770 | 7,40% |
MT | ————- | 87.841 | ————- |
MS | 8.528 | 98.972 | 8,62% |
MG | ————- | 612.039 | ————- |
PA | 3.022 | 38.014 | 7,95% |
PB | 7.188 | 87.078 | 8,25% |
PR | 47.764 | 293.513 | 16,27% |
PE | 2.423 | 849.077 | 0,29% |
PI | 1.908 | 57.488 | 3,32% |
RJ | ————- | 343.758 | ————- |
RN | 3.628 | 30.338 | 11,96% |
RS | 165.238 | 667.354 | 24,76% |
RO | 5.677 | 55.370 | 10,25% |
RR | ————- | ————- | ————- |
SC | 32.796 | 238.494 | 13,75% |
SP | 90.394 | 2.026.087 | 4,46% |
SE | 5.325 | 70.482 | 7,56% |
TO | 1.485 | 32.519 | 4,57% |
Média | 22.500 | 286.744 | 9,29% |
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