Pensão alimentícia

Portador de HIV não pode ser preso por não pagar pensão

Autor

22 de fevereiro de 2006, 10h37

Portador do vírus HIV não pode ser preso por não pagar pensão alimentícia ao pai, seu dependente. A decisão é da 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça. A Turma concedeu Habeas Corpus a um professor aposentado, portador do vírus da Aids.

Os ministros entenderam, considerando as peculiaridades do caso, que o doente não tem condições de arcar com a verba alimentícia, e, assim, não é caso para prisão civil.

Nos autos ficou comprovado que o professor é portador de HIV desde 1990 e precisa se submeter, todos os meses, a tratamento médico. O relator, ministro Cesar Asfor Rocha, considerou que os recibos de gastos com medicamento e contracheques confirmaram que o valor de sua aposentadoria mal é suficiente para arcar com o tratamento e garantir as necessidades básicas.

O caso teve início em 2004, quando o pai do professor ingressou com uma ação de alimentos para que seus dois filhos pagassem pensão, argumentando que não teria condições de prover seu sustento. A 5ª Vara de Família e Sucessões do Foro Central de São Paulo determinou, provisoriamente, sem a análise do mérito da ação, que os filhos pagassem R$ 2 mil, mensalmente, como auxílio ao pai.

Nos autos, o professor argumentou que, além de não ter condições de arcar com a pensão, seu pai não precisaria da quantia, já que estaria morando em uma casa avaliada em R$ 250 mil. Ainda assim, o pai ajuizou ação de execução do débito, para cobrar a pensão em atraso. Em função da falta de pagamento, foi pedida a prisão civil do professor.

A prisão por 30 dias foi decretada pelo juiz de primeira instância, que entendeu que o professor não comprovou a alegada impossibilidade de arcar com a pensão. A defesa do filho do doente entrou com pedido de Habeas Corpus no Tribunal de Justiça de São Paulo pedindo a cassação da ordem de prisão, mas o pedido foi extinto sem julgamento.

Por isso, o caso chegou ao STJ. O Ministério Público Federal destacou que o outro filho, irmão do professor, é “financeiramente abastado” e poderia arcar com a pensão. A decisão da 4ª Turma foi unânime.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!