Última forma

STJ decide que não incide IR sobre previdência coplementar

Autor

20 de fevereiro de 2006, 10h49

Não incide imposto de renda sobre os benefícios de previdência privada obtidos pelos participantes, mesmo após a vigência da Lei 250/1995, em janeiro de 1996. O entendimento é da 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça que deu parcial provimento ao recurso de Maria Célia Neves e outros.

O relator, ministro Castro Meira, destacou que é entendimento de ambas as Turmas de Direito Público que nas aposentadorias ocorridas após a vigência da Lei 9.250/1995, deveria ser mantida a isenção quanto ao montante do beneficiado que é revertido para a previdência privada, até porque esse dinheiro já sofreu anteriormente a tributação na fonte. Segundo o ministro, essa interpretação, agora consolidada no STJ, tinha sido questionada pela ministra Eliana Calmon, em um voto, que estabeleceu uma distinção entre os institutos do resgate, rateio e da complementação de aposentadoria e demonstrou que esta última não poderia estar eximida da tributação.

Mas depois o assunto foi examinado pela 1ª Seção que, por maioria, entendeu afastar a tributação pelo imposto de renda até o limite do imposto recolhido sobre as contribuições por ele custeadas no período em que vigorou a Lei 7.713/1988. E foi restabelecido o fundamento de que a complementação da aposentadoria paga pelas entidades de previdência privada é constituída, em parte, pelas contribuições efetuadas pelo beneficiário.

No caso, o recurso foi interposto contra decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região na qual se afirma que o pagamento de complementação de aposentadoria não se confunde com o resgate de contribuições de previdência privada e/ou fundo de pensão como prevê o artigo 8º da Medida Provisória 1459/1996.

No STJ, Maria Célia e os outros recorrentes sustentaram ter sido contrariado o artigo 43 do Código Tributário Nacional. Argumentaram que as contribuições feitas à Capaf — Caixa de Previdência Complementar do Banco da Amazônia com o objetivo de complementação de aposentadoria, não podem ensejar tributação. Alegaram, também, que os valores descontados das contribuições para a previdência suplementar para pagamento de imposto de renda teria sido ilegal e deveriam ser devolvidos.

A Fazenda contestou, sustentando que os recorrentes não têm direito à isenção do imposto de renda incidente sobre sua complementação de aposentadoria, por falta de previsão legal.

Resp 738.120

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!