Saldo em sanguessugas

Sanguessugas: Conselho recomenda cassação de quatro deputados

Autor

22 de dezembro de 2006, 14h20

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados condenou, na quinta-feira (21/12), apenas quatro dos 69 deputados apontados pela Comissão Parlamentar Mista de Investigação como envolvidos na máfia dos sanguessugas. A informação é da Agência Brasil.

Foram recomendadas as cassações dos deputados: Cabo Júlio (PMDB-MG), Lino Rossi (PP-MT), Nilton Capixaba (PTB-RO) e José Divino (sem partido-RJ). O parecer aprovado pelo conselho não chegará a ser votado no Plenário da Câmara pois nenhum dos parlamentares com a cassação recomendada se reelegeu.

No último dia de atividade, o Conselho de Ética decidiu ainda absolver os deputados João Correia (PMDB-AC), Laura Carneiro (PFL-RJ), Wellington Roberto (PL-PB), Wellington Fagundes (PL-MT), Érico Ribeiro (PP-RS), Marcondes Gadelha (PSB-PB) e Pedro Henry (PP-MT).

Não houve quórum para o julgamento do relatório do deputado Mauro Benevides (PMDB-CE), que pedia a absolvição do deputado Alceste de Almeida (PTB-RR) por falta de provas. O caso será arquivado. Em julgamentos anteriores, a comissão já havia decidido pelas absolvições de Celcita Pinheiro (PFL-MT) e João Correia (PMDB-AC).

Dos 69 deputados citados no relatório preliminar da CPMI, 47 disputaram as eleições. Apenas cinco se reelegeram: João Magalhães (PMDB-MG), Marcondes Gadelha (PSB-PB), Welllington Fagundes (PL-MT), Wellington Roberto (PL-PB) e Pedro Henry (PP-MT). Os demais desistiram da vida parlamentar.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!