Notícias
19 dezembro 2006
Reação coletiva
Estados americanos querem redução de emissão de gases
Um grupo de estados dos Estados Unidos ajuizou, na segunda-feira (18/12), ação contra o Ministério do Meio Ambiente, a U.S. Environmental Protection Agency, para que se reduzam os níveis tolerados de emissão de gases por exaustores e chaminés industriais. As informações são do site FindLaw.
Os estados alegam que a administração Bush “ignora a ciência e seus peritos”, negando-se a reduzir os níveis de emissão. Mais notadamente, a Califórnia é quem comanda a briga e tomou sozinha, por exemplo, a iniciativa de firmar acordo com a Grã-Bretanha para troca tecnológica para a redução dessas emissões. O estado da Califórnia também foi pioneiro em aprovar lei limitando a emissão de gases para cortar os atuais níveis em 25% até o ano de 2020.
Segundo o procurador-geral de Justiça de Nova York, Eliot Spitzer, os estados argumentaram que a manutenção dos atuais níveis de tolerância dos gases “contribui para a morte prematura, geração de doenças respiratórias crônicas e ataques de asma”. De acordo com ele, “esses níveis de poluição também levam a mais admissões hospitalares e aumento de gastos públicos com saúde”. Os estados signatários da ação são Califórnia, Connecticut, Delaware, Illinois, Maine, New Hampshire, New Jersey, New Mexico, Oregon, Pennsylvania, Rhode Island, Vermont e Nova York.
“Onde a ciência é clara, nós somos claros em agir”, disse Jennifer Wood, porta-voz da Environmental Protection Agency, deixando claro que ainda não há estudos definitivos sobre as emissões de gases. O Ato do Ar Puro, lei que regulamenta o assunto, diz que a cada cinco anos devem ser feitos novos estudos sobre o tema. Os estados litigantes dizem que a Environmental Protection Agency falhou neste ponto da lei.
Por essa lei, de 1970, o dióxido de carbono é um poluente do ar que ameaça a saúde pública e, portanto, deve ser controlado pela Agência de Proteção ao Meio Ambiente. As indústrias dos Estados Unidos e veículos são responsáveis por 15% da emissão de gases que geram o efeito estufa, disse David Doniger, do Conselho Nacional de Defesa das Reservas.
Claudio Julio Tognolli é repórter especial da revista Consultor Jurídico
Revista Consultor Jurídico, 19 de dezembro de 2006
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 11/12/2006 Primeiro mundo terá de pagar caro por ativos ambientais
- 30/11/2006 Corte dos EUA julga se governo deve controlar gases
- 06/11/2006 Reunião sobre protocolo de Kyoto discute metas do Brasil
- 01/11/2006 Advogados discutem mercado de créditos de carbono
- 27/12/2005 Aterro transforma resíduos em crédito de carbono
- 08/04/2005 ‘Regras para o mercado de carbono são superficiais’
- 11/10/2004 Projeto de lei prevê criação de nova taxa de veículos
- 09/10/2004 Protocolo de Kyoto pode fazer oxigênio virar dinheiro
- 09/12/2003 Brasil pode ser beneficiado com projetos de MDL em florestas
- 23/07/2003 São Paulo se prepara para implantar projetos de MDL
- 04/07/2003 Brasil coordena reunião sobre Protocolo de Quioto
- 29/05/2003 Países discutem Protocolo de Kyoto em evento de SP
- 24/04/2001 Bush não cumpre protocolo que limita emissão de gases
- 07/10/1999 Danos ambientais causados pela poluição do ar
Comentários
Comentários de leitores: 0 comentários
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 27/12/2006.