Notícias
18 dezembro 2006
Caça-níqueis
TV Globo demite jornalista envolvido com máfia de caça-níqueis
A Rede Globo demitiu nesta segunda-feira o jornalista José Messias Xavier, acusado de envolvimento com uma suposta máfia dos caça-níqueis, do Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Federal, Messias, que já estava afastado de suas funções na Globo, repassava informações sigilosas da PF para a máfia, em troca de dinheiro.
O jornalista nega as acusações. Para ele, as conversas telefônicas que manteve com supostos integrantes da máfia; e que fundamentaram a acusação da Polícia contra ele, tinham propósito estritamente jornalístico. Xavier colocou seu sigilo telefônico e bancário à disposição das investigações.
Em pronunciamento a TV Globo afirma não ter dúvida de que somente a Justiça poderá concluir se o jornalista José Messias Xavier é culpado ou inocente dos crimes de que é acusado, depois de uma investigação contundente.
Entretanto, diante do conteúdo das gravações telefônicas, está claro, para a TV Globo, que o comportamento do jornalista foi incompatível com as normas éticas da emissora. Por este motivo, a TV Globo decidiu demití-lo. A notícia foi divulgada no Jornal Nacional, da própria Globo.
Na semana passada, o Ministério Público Federal pediu a prisão preventiva de 43 pessoas envolvidas na máfia dos caça-niqueis. . A Justiça negou 24 pedidos. Entre os denunciados envolvidos no esquema de contrabando de máquinas caça-níqueis, estão bicheiros, policiais militares e civis, contadores e advogados. Eles fariam parte de dois grupos criminosos. As investigações foram feitas pela Polícia Federal na Operação Gladiador, a partir de monitoramentos telefônicos autorizados judicialmente.
Segundo os procuradores da República que participam da investigação, a decisão compreende, ao todo, mais de 6 mil máquinas caça-níqueis avaliadas em US$ 75 milhões. Essas máquinas seriam responsáveis pela arrecadação diária de R$ 22 milhões.
Revista Consultor Jurídico, 18 de dezembro de 2006
Comentários
Comentários de leitores: 16 comentários
CAI A MÁSCARA Despedida de repórter da Globo...
Embora sem conexão DIRETA com o tema da mat...
Quá, quá, quá, quá! O "borra-cuecas" é i...
Ver todos comentários
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 26/12/2006.