Direito em evolução

Justiça eleitoral inovou nas eleições presidenciais

Autor

14 de dezembro de 2006, 10h59

Este texto sobre Direito Eleitoral faz parte da Retrospectiva 2006, uma série de artigos em que especialistas analisam os principais fatos e eventos nas diferentes áreas do direito e esferas da Justiça ocorridos no ano que termina.

O Direito Eleitoral é uma das áreas do Direito que mais tem sofrido transformações. Como já afirmamos (cf. Lei eleitoral comentada, São Paulo, Quartier Latin, 2006, p. 32), é um ramo que “está em constante formação e evolução. E tem mudado rapidamente, em termos de legislação e jurisprudência, sendo aperfeiçoado a cada pleito”.

Por isto, apesar do ano de 2006 ter trazido significativas modificações, tais mudanças não constituem exceções e fazem parte da tentativa de aperfeiçoamento do Direito Eleitoral e, por conseguinte, de nosso sistema democrático.

Em termos de legislação, o principal destaque é a chamada “mini-reforma eleitoral”, resultante da aprovação da Lei 11.300, de 10 de maio de 2006, numa tentativa, em parte frustrada, de corrigir as mazelas descobertas no ano de 2005.

A Lei 11.300/06 introduziu modificações na disciplina da arrecadação, aplicação e prestação de contas das campanhas eleitorais e na propaganda eleitoral.

Na parte de arrecadação de recursos, coibiu a prática das doações não contabilizadas (o chamado caixa 2), o que resultou num significativo aumento dos valores demonstrados nas prestações de contas dos candidatos. Não temos elementos para apurar se ainda há a prática de utilização de recursos não contabilizados em campanhas eleitorais. Mas, se houver, a nova sanção é severa, impedindo a diplomação do candidato ou a cassação do diploma (Lei 9.504/97, art. 30-A, introduzido pela Lei 11.300/06).

Quanto à propaganda, os efeitos da aplicação das novas regras também foram bastante visíveis. A proibição de utilização de outdoors e da colocação de faixas e cartazes em locais púbicos resultou em uma campanha mais limpa, além de menos custosa. A proibição de eventos animados por artistas (entre os quais os showmícios) e da distribuição de brindes também contribuiu para a redução dos gastos de campanha. Outro destaque foi a redução da incidência de propaganda de boca-de-urna.

No entanto, infelizmente, não faltaram candidatos dispostos a burlar a nova legislação. Na falta de showmícios, para atrair público para eventos eleitorais alguns candidatos patrocinaram ou participaram de “churrascadas”, o que viola a proibição legal de concessão de benefícios a eleitores com pedido de voto, sob pena de cassação do registro da candidatura (Lei 9.504/97, art. 41-A). Outra prática que se tornou bastante comum foi a colocação de cavaletes, carros e bicicletas com cartazes nas vias públicas.

Com as novas regras, foram diversas as alterações nas campanhas eleitorais: ficaram mais limpas, menos custosas e com maior transparência na prestação de contas. Houve redução da influência do poder econômico – ainda que não totalmente. Com a restrição a diversos outros meios de propaganda, aumentou ainda mais a importância do horário eleitoral gratuito. Pode haver o retorno – positivo – ao passado, no qual a eleição dependia menos de recursos materiais e mais da militância partidária e do potencial de liderança do candidato.

Na jurisprudência, em especial do Tribunal Superior Eleitoral, houve importantes decisões. Destacaremos algumas. A primeira é o resultado da sessão administrativa realizada em 23 de maio, que determinou a aplicação de diversas regras previstas na Lei 11.300/06 no pleito de 2006, relativizando, para surpresa de muitos, o princípio da anualidade previsto no artigo 16 da Constituição Federal.

Na mesma sessão foi reafirmada a inconstitucionalidade da proibição de divulgação de pesquisas eleitorais em período anterior à data da votação, como se pretendia na Lei 11.300/06.

A discussão sobre a idoneidade moral dos candidatos ganhou relevo em 2006, em razão de vários candidatos envolvidos em suspeitas de irregularidades, réus em diversas ações judiciais – cíveis e penais, mas com decisões ainda não transitadas em julgado. Dentre os quais, vários parlamentares e ex-parlamentares (que renunciaram) envolvidos nos escândalos do mensalão e sanguessugas, entre outros. No entanto, diante da presunção de inocência, prevaleceu o entendimento que o pedido de registro só pode ser negado em razão de sentença transitada em julgada (RO 1.069, rel. Min. Marcelo Ribeiro).

Outro problema diz respeito aos candidatos com contas rejeitadas. A matéria é objeto da Súmula número 1 do TSE, afirmando que proposta a ação para desconstituir a decisão que rejeitou as contas, anteriormente à impugnação, fica suspensa a inelegibilidade. Porém, num caso concreto julgado, o ingresso da ação judicial foi feito às vésperas do pedido de registro de candidato, muito tempo depois da decisão que rejeitou as contas e sem questionar os fundamentos da referida rejeição.

Ou seja, como dito no voto do relator, “o intuito do recorrente ao propor a ação foi, exclusivamente, fazer incidir a cláusula de suspensão da inelegibilidade, sem, contudo, discutir os motivos que ensejaram as rejeições de suas contas” (RO 921, rel. min. Cesar Ásfor Rocha). Como a ação judicial não tinha como objetivo precípuo o questionamento da decisão pela rejeição das contas, o pretendente foi considerado inelegível. Em razão disto, chegou-se a se falar até em revisão da referida Súmula pelo TSE, para que o pretendente a candidato com contas rejeitadas não apenas devesse ingressar com ação judicial contra a deliberação, como obter decisão judicial suspendendo os efeitos da decisão da rejeição de contas.

Outra decisão significativa pode reduzir as tentativas de candidatos que, uma vez não eleitos, tentam impugnar indevidamente a candidatura dos vitoriosos. Como já apontamos na nossa citada obra Lei eleitoral comentada, p. 300, com má-fé tentam levar a disputa eleitoral para o Judiciário, quando não logram êxito no voto. Para evitar tal uso indevido do Judiciário, o TSE estabeleceu a data da votação como prazo limite para denúncias contra candidatos (REspe 25.935, rel. Min. José Delgado).

Por fim, destacamos também decisão que fixa parâmetros entre a liberdade de crítica da imprensa e a vedação da parcialidade prevista na lei eleitoral. Isto porque as normas eleitorais que vedam a utilização dos meios de comunicação em prol de partidos e candidatos não inibem os princípios constitucionais como a liberdade de imprensa e a livre expressão do pensamento. Como dito pelo relator, “a função de um comentarista político é comentar os fatos políticos e nenhum comentarista trabalha sem um juízo de valor” (RP 1.000, rel. Min. Carlos Alberto Menezes Direito).

No aspecto partidário, o destaque foram as polêmicas em relação à chamada “cláusula de barreira”. Após os resultados das eleições, como efeito imediato algumas fusões de partidos que não conseguiram suplantar o percentual mínimo de votos exigido. Além disto, a dúvida sobre qual a interpretação do texto legal deveria prevalecer, pois, dependendo da leitura que fosse feita, o número de partidos que teria ultrapassado o limite legal poderia ser de seis, sete ou dez.

Porém, o julgamento unânime do Supremo Tribunal Federal, considerando inconstitucional a regra da cláusula de barreira, pôs fim a todas as dúvidas a respeito.

O ano de 2006 no Direito Eleitoral também pode ser importante em relação aos passos para o futuro. Após a votação, havia um forte consenso em torno da necessidade de uma reforma política, embora haja grande discordância sobre as diversas propostas. Ainda há dúvidas se a referida reforma política será votada em 2007 e qual será a sua extensão. Mas se espera que sirva para continuidade ao aperfeiçoamento de nossas instituições e da democracia, facilite a governabilidade, reduza a possibilidade de corrupção e contribua para o desenvolvimento do país.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!