Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Fratura de mandíbula

Unimed Cuiabá é condenada por negar cirurgia para associada

A cooperativa de trabalho médico que não cumpre cláusula contratual deve pagar indenização ao associado lesado. Com esse entendimento, o juiz João Ferreira Filho, da 20ª Vara Cível, condenou a Unimed Cuiabá a indenizar uma associada em R$ 15 mil. Cabe Recurso.

De acordo com o processo, em fevereiro de 2005, a associada fraturou a mandíbula durante o procedimento de extração de dentes e teve desalinhamento ósseo. Foi ao hospital e, depois de efetuar o pagamento dos valores cobrados na recepção e de preencher a guia de internação, o atendimento foi negado.

A cooperativa se recusou a autorizar o procedimento alegando que a cirurgia não era abrangida pelo plano contratado. A mulher só conseguiu realizar a cirurgia nove dias depois, no Hospital do Câncer, pelo Sistema Único de Saúde.

Para o juiz, a Unimed expôs a saúde da segurada à plausível e desnecessário risco de afetação, causando-lhe, ainda, efetivo sofrimento físico e psicológico. Ele ressaltou, também, que a configuração contratual impunha à cooperativa médica a obrigatoriedade do pagamento de todas as despesas médico-hospitalares envolvidas no episódio.

Ferreira Filho afirmou que a cooperativa submeteu a paciente à situação inaceitável de grave risco à saúde pessoal e a constrangimento no período em que aguardou, sem sucesso, a liberação do atendimento na recepção do hospital.

A cooperativa também foi condenada ao pagamento de custas e despesas processuais, além dos honorários advocatícios (20% sobre o valor da condenação).

Revista Consultor Jurídico, 29 de agosto de 2006, 16h19

Comentários de leitores

2 comentários

Seria oportuno e de melhor entendimento, que se...

marcos (Advogado Autônomo - Civil)

Seria oportuno e de melhor entendimento, que se mencionasse qual Unimed esteve envolvida nas ocorrências pois existem inúmeras por todo País. Provavelmente com administrações regionais e setorizadas que devem responder individualmente pelas decisões que tomam.

Olha quantas ações envolvendo a Unimed. É bom a...

Lu2007 (Advogado Autônomo)

Olha quantas ações envolvendo a Unimed. É bom alertar as pessoas. Eu só achei o valor desta ação sobre a qual fala a reportagem muito baixo. Fez a mulher passar humilhação, dor, mil dificuldades ( imagina como ela dever ter feito pra comer durante estes 9 dias).....!!!Que absurdo isso!!!! Um absurdo!!!

Comentários encerrados em 06/09/2006.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.