Regime de CLT

Sociedade de economia mista pode demitir sem justa causa

Autor

28 de agosto de 2006, 13h02

Empregado de sociedade de economia mista pode ser demitido sem justa causa. Com base nessa jurisprudência do TST, a 6ª Turma acolheu, parcialmente, recurso da CEG — Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro. A empresa recorreu da decisão que determinou a readmissão do funcionário que foi demitido sem justa causa.

Em 1978, o trabalhador passou em concurso público e começou a trabalhar na CEG. Ele optou pelo regime da CLT, com direito a ao FGTS. Foi demitido em 1996, quando exercia o cargo de chefe do departamento de Engenharia. Recorreu à Justiça trabalhista para pedir reintegração ao cargo, o pagamento de salários vencidos e de reflexos.

Em primeira instância, os pedidos foram negados. O funcionário recorreu. O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, no Rio de Janeiro, determinou a reintegração do funcionário, além do pagamento de todas as verbas devidas.

No TST, a CEG argumentou que desde a sua privatização, em 1997, é pessoa jurídica de direito privado. Por isso, as regras próprias da administração pública, previstas no artigo 37 da Constituição Federal, não lhe seriam aplicáveis.

A CEG alegou ainda que a readmissão do funcionário contraria a jurisprudência, que prevê que sociedades de economia mista regem-se pela legislação própria das empresas privadas, inclusive quanto às obrigações trabalhistas. Além disso, o empregado, quando optou pelo regime celetista, deixou de gozar de qualquer garantia de emprego especial.

O ministro Senna Pires acolheu a argumentação, observando a jurisprudência do TST. A Orientação Jurisprudencial 247 da Subseção Especializada em Dissídios Individuais 1 prevê a possibilidade de despedida imotivada de servidor celetista concursado de empresa pública ou sociedade de economia mista.

RR 588.649/99.2

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!